Departamentalização por Projetos (Exemplos)

0
4068

Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS

É uma estratégia utilizada em empresas de grande porte que fabricam produtos envolvendo grande concentração de recursos e prolongado tempo para sua produção. A departamentalização por projetos requer uma estrutura organizacional flexível e mutável.

Ex. Estaleiros, construção civil (pontes, edifícios), usinas hidroelétricas ou termelétricas, projetos computacionais, etc.

Vantagens

• é, no fundo, uma departamentalização temporária por produto, isto é, enquanto está se desenvolvendo algum projeto em específico. Terminou o projeto, terminou a estrutura montada para ele;

• Sua principal vantagem é a enorme concentração de diferentes recursos em uma atividade complexa que exige pontos definidos de início e término, com datas e prazos determinados.

Cada projeto tem seu ciclo de vida específico. É o tipo de departamentalização orientado para resultados”.

Desvantagens

Quando um projeto termina, a empresa pode ser obrigada a dispensar todo o pessoal empregado, ou paralisar as máquinas e equipamentos, caso não tenha outros projetos (iguais ou diferentes) em seguida.

  • Projetos funcionais
    • Todos os recursos pertencem a uma única especialidade;
    • Ex: Empresas de consultoria, Engenharia…
  • Projetos autônomos
    • Temporário
    • Equipe própria e dedicada exclusivamente ao projeto
    • Fica no mesmo nível dos departamentos permanentes

QUESTÃO CERTA: Entre as vantagens da departamentalização por projetos em uma organização incluem-se o foco na integração de esforços e o fato de que esse tipo de departamentalização constitui uma solução inteligente para produtos complexos.

QUESTÃO CERTA: A estrutura organizacional por Projetos apresenta como vantagem: forma efetiva para conseguir resultados em problemas complexos.

QUESTÃO CERTA: Uma empresa do setor de serviços apresenta as seguintes características: suas atividades são realizadas por tempo determinado e para um propósito definido; as atribuições dos empregados são temporárias; o pessoal designado às tarefas é realocado a outras atividades quando estas acabam; sua estrutura é simples e flexível e adaptável às mudanças a cada novo contrato firmado; há unidade de comando. Com base nessas características, verifica-se que a estrutura dessa empresa é por projetos.

QUESTÃO ERRADA: A departamentalização funcional, forma estrutural predominante no setor público, é caracterizada pela construção de departamentos em torno dos programas executados pelo órgão.

Falou em programas, pense em departamentalização por projetos (pois programas são temporários).

QUESTÃO ERRADA: A departamentalização que se baseia nas atividades temporárias desenvolvidas por uma organização é denominada departamentalização por processos.

QUESTÃO CERTA: O desenho departamental ou departamentalização apresenta uma variedade de tipos. Um deles, a departamentalização por projeto tem como desvantagens a descontinuidade e a imprevisibilidade quanto à permanência das pessoas e dos recursos, o que gera angústia e preocupação.

As principais empresas que utilizam desta divisão são as de grande porte, que necessitam planejar detalhadamente cada projeto que vão fazer, despendendo recursos humanos, tecnológicos e por médio ou longo tempo. Como principais desvantagens temos o fato de que, por cada projeto ser único e complexo, não necessariamente haverá outros similares, podendo ocorrer paralisações de máquinas e dispensa de mão de obra, caso no próximo projeto determinada habilidade não seja mais uma necessidade. Toda esta situação pode gerar uma contínua sensação de angústia e ansiedade por parte dos funcionários, já que não dispõem de uma garantia de emprego no futuro.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: A escolha das tarefas que são atribuídas às unidades administrativas baseia-se nos critérios de departamentalização, ou seja, na especialização dos blocos de trabalho de uma organização. Nesse contexto, as organizações estruturadas no modelo de projetos delegam grande autoridade e responsabilidade aos gerentes.

As organizações estruturadas em projetos delegam mais responsabilidades aos gestores do que as organizações estruturadas de modo funcional (tradicional). Normalmente a estrutura utilizada por estas organizações é a matricial (ou mista) ou a adhocracia, onde são agrupados
funcionários de várias áreas da empresa de modo que possam gerir um projeto por um tempo determinado.

Estas formas realmente dão mais flexibilidade ao gestor para se adequar ás necessidades dos projetos.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Um grupo de jovens, preocupados com o agravamento do aquecimento global, decidiu criar uma ONG especializada em levar água potável a famílias que vivem em regiões de seca no Brasil. Em razão de suas atividades, a ONG precisa de uma estrutura que permita grande adaptabilidade, alto grau de responsabilidade coletiva e convergência de esforços. Com base no contexto apresentado, o modelo de departamentalização mais adequado para essa ONG é a: por projetos.