Última Atualização 8 de janeiro de 2021
Departamentalização por processo- são adotadas por organizações enfocam cliente. Pode ser utilizado tanto para processamento de cliente quanto de produtos. Gera uma especialização maior dos recursos alocados e uma maior comunicação. Ênfase na tecnologia.
QUESTÃO CERTA: Se o desenho da estrutura de uma organização apresenta sequencialmente as partes que compõem um produto final e cada parte é responsabilidade de uma unidade específica, então a organização em questão adotou como critério de departamentalização a estruturação por processo.
QUESTÃO ERRADA: A departamentalização em que se consideram as etapas ou atividades estruturadas na produção é denominada de departamentalização por projetos.
Negativo. É a departamentalização por processos, e não projetos.
Vantagem – prestigia a tecnologia com foco de referência, fixa a responsabilidade e a união de esforços, extrai vantagem econômicas.
Desvantagem – total falta de flexibilidade; aplicação nas empresas industriais (como refinaria); quando a tecnologia utilizada sofre mudanças e desenvolvimento revolucionários, a ponto de alterar os processos; deve haver especial cuidado com a coordenação; dificuldade de adaptação às mudanças, maior risco operacional.
QUESTÃO CERTA: A departamentalização por processos propicia otimizar o arranjo físico e o uso de recursos, embora se caracterize por baixa flexibilidade para mudanças organizacionais.
QUESTÃO CERTA: A finalidade da departamentalização é agrupar atividades e recursos em unidades da organização, seguindo critérios homogêneos, de acordo com as características e peculiaridades de cada entidade, visando a alcançar eficiência e eficácia. Quando a departamentalização corresponde à divisão das atividades segundo o processo produtivo, gerando uma especialização maior dos recursos alocados, temos: Departamentalização por Processos.
QUESTÃO CERTA: Nas organizações, baseia-se no fluxo de atividades produtivas sequenciais a departamentalização: por processo.
Tipo de empresa que serve para ilustrar as organizações por processos são as montadoras de carros. Imagine que, para ser montado um carro, ele precise passar pelas seguintes etapas: estruturação, pintura e montagem das peças
Quando a organização é departamentalizada por processos, cada área cuidará de uma parte desta sequência de atos. Assim, haverá as fases do processo, e cada fase será feita por uma área da organização.
Consiste em administrar todo o trabalho desenvolvido na organização como um fluxo contínuo ou elos de uma corrente, não como unidades independentes.
QUESTÃO CERTA: Uma indústria química bastante tradicional adotava departamentalização funcional, com foco no aproveitamento de economias de escala. Recentemente, a indústria passou por uma atualização da tecnologia de produção, com a compra de maquinário de última geração. A fim de explorar as vantagens econômicas da nova tecnologia do processo produtivo, uma consultoria externa foi contratada para realizar um trabalho de reengenharia e, entre outras mudanças, a indústria passou a adotar departamentalização por processo. A departamentalização por processo tem, entre as suas desvantagens: maior risco operacional, pois uma falha em um processo pode levar a uma falha sistêmica da organização.
QUESÃO CERTA: Tem como características a ênfase na tecnologia e a introversão, apresentando como vantagem o melhor arranjo físico e a disposição dos recursos e como desvantagem a pouca flexibilidade e dificuldade de adaptação às mudanças. Trata-se da departamentalização por processos.
QUESTÃO CERTA: Na departamentalização por processos, as divisões organizacionais são definidas com base nas atividades operacionais executadas.
Quando falar em algo relacionado à sequência de atos (atividades operacionais executadas), pode-se concluir que é departamentalização por processos.
QUESTÃO CERTA: A tendência de grande parte das organizações é manter estruturas tradicionais ou departamentalizadas. Este modelo, chamado de departamentalização, pode ser desenhado baseando-se em alguns critérios, como, por exemplo, um departamento industrial que reúne subdivisões de seções técnicas como usinagem leve, usinagem pesada, montagem, try-out etc. Trata-se de Departamentalização por processos.
QUESTÃO CERTA: De acordo com critério específico de homogeneidade, departamentalização é o agrupamento das atividades e recursos correspondentes (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. Assim sendo, departamentalização: por processo agrupa as atividades de acordo com as etapas de transformação ou fabrico, pois considera o modo pelo qual as atividades ou tarefas são executadas para a consecução de meta específica.
QUESTÃO CERTA: A departamentalização como parte da estrutura organizacional apresenta diversos tipos, dentre eles o que “gera uma especialização maior dos recursos alocados e uma maior comunicação das informações técnicas, mas que também pode comprometer a flexibilidade de alguns ajustes necessários para o cumprimento das tarefas“. Tal definição refere-se à departamentalização por processos.
QUESTÃO ERRADA: Uma organização que busca garantir uma visão global do andamento de seus processos e grande flexibilidade de ajustes do seu fluxo deve adotar critérios de departamentalização por processos.
Essas são justamente desvantagens da departamentalização por processos. “Desvantagens:
� Possibilidade de perda da visão global do andamento do processo.
� Flexibilidade restrita para ajustes no processo.”