Departamentalização matricial

0
2456

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

Resultado de imagem para departamentalização matricial

Observe como o pessoal azul possui dois chefes, o gerente funcional branco e o gerente de projetos azul.

QUESTÃO CERTA: A função de organizar consiste em dividir tarefas entre blocos de trabalhos, denominados departamentos. A departamentalização matricial é uma solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, sem perder, no entanto, a ligação com seu departamento funcional.

QUESTÃO CERTA: Considere que determinada organização esteja estruturada em dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, com vida limitada à duração do projeto; e os órgãos de apoio funcional, de natureza permanente, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados, atuando principalmente em termos normativos e na qualidade de prestadores de serviços. Referida estrutura organizacional é do tipo: matricial.

QUESTÃO CERTA: Uma organização que combina a departamentalização funcional e a por projetos caracteriza-se por ser uma departamentalização ou estrutura: matricial.

QUESTÃO ERRADA: A estrutura com colegiados combina a clássica estrutura vertical funcional com outra estrutura sobreposta a ela, horizontal ou transversal: a dos projetos.

A estrutura Matricial é que combina funcional + projetos.

QUESTÃO CERTA: Uma organização de produção de softwares que possua órgãos especializados como os de recursos humanos, o financeiro e o da produção, e que atenda a cada cliente de maneira específica, conforme a demanda, segue uma estrutura matricial.

Parte superior do formulário

Matricial é igual a = funcional + produto OU funcional + projeto

 

A essência da matriz é combinar as duas formas de departamentalização – a funcional com a departamentalização de produto ou projeto – na mesma estrutura organizacional. Trata-se, portanto, de uma estrutura mista. Ou melhor, híbrida.

QUESTÃO ERRADA: A departamentalização matricial é um tipo híbrido de agrupamento de atividades em que os empregados de várias especialidades se agrupam para realizar tarefas em tempo não limitado.

QUESTÃO CERTA: A estrutura matricial é indicada para organizações que lidam com projetos específicos.

Para qualquer tipo de projetos (específicos, complexos, simples), a estrutura matricial sempre será indicada.Parte superior do formulário

QUESTÃO ERRADA: Pessoas agrupadas em departamentos com base na aplicação simultânea de duas cadeias de comando é exemplo de departamentalização por abordagem funcional vertical.

A banca citou uma característica da departamentalizaçao matricial (duas cadeias de comando), no entanto, ela nos disse que tal característica pertence à departamentalizaçao funcional.

QUESTÃO CERTA: Ocorre quando há mais de um tipo de distribuição de tarefa ocorrendo ao mesmo tempo. 

QUESTÃO CERTA: Em uma organização que atua num ambiente competitivo, em constante mudança, e que necessita se adaptar e inovar constantemente seus processos, o tipo de departamentalização mais adequado é o matricial.

Departamentalização matricial” é um tipo híbrido que na maioria das vezes combina o tipo projetos com o funcional. Cada equipe trabalha para dois comandos simultaneamente. Equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias.

A estrutura matricial é uma estrutura mista com a finalidade de obter o máximo de rendimento da organização. A organização mantém a estrutura funcional para as funções internas e agrega a estrutura divisional aos produtos ou serviços a serem realizados.

É a forma mais utilizada, principalmente nas grandes organizações, pois em cada parte da organização tem a estrutura que melhor se adapta ás tarefas executadas em cada departamento.
Constitui uma das maneiras mais humanas participativas e flexíveis, pois depende intensamente da colaboração entre muitas pessoas diferentes. Enfatiza a interdependência entre os departamentos, proporcionando oportunidades de delegação, maior contribuição pessoal e participação na tomada de decisão nos níveis mais baixos da hierarquia.

QUESTÃO CERTA: Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.

QUESTÃO ERRADA: A estrutura matricial decorre da combinação entre as estruturas funcional e por projetos, possibilitando a harmonização dos princípios clássicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.

Não há unidade de comando aqui. Há mais de um chefe.

QUESTÃO CERTA: Estruturas matriciais combinam a estrutura hierárquica vertical tradicional com uma estrutura superposta, horizontal, de coordenadores de projetos ou produtos, motivo pelo qual representam uma opção adequada para organizações que implementam projetos.

QUESTÃO CERTA: Dentre os diversos critérios de departamentalização das organizações, aquele que se apresenta como um tipo híbrido e utilizado comumente em caso de combinações especiais de habilidades e especializações diferentes na organização é o denominado matricial.

VANTAGENS

Maior estabilidade tanto para a empresa, como para os funcionários; Maior segurança na execução das tarefas e no relacionamento de pessoas; Especialização nas atividades desenvolvidas; Possibilidade de maior aprimoramento técnico de sua equipe de trabalho; Coordenação de equipe de forma mais adequada e coerente; Permite a integração e desenvolvimento entre funcionários; Facilidade em conhecer os fatores e os problemas locais; Permite maior flexibilidade; Propicia condições favoráveis para a inovação e a criatividade; Melhor atendimento ao cliente e cumprimento dos prazos; Uso adequado dos vários recursos; Facilidade na coordenação dos resultados. Permitem comunicação aberta e coordenação de atividades entre os especialistas funcionais relevantes. Capacita a organização a responder rapidamente à mudança. São abordagens orientadas para a tecnologia.

DESVANTAGENS

Insegurança das pessoas, desde que a empresa tenha grande crescimento e consequente aumento da complexidade; A comunicação deficiente, isso porque as decisões são normalmente centralizadas nos níveis mais elevados da empresa; Baixa adaptabilidade; Preocupação estritamente voltada para uma área deixando de lado outras partes; Pode provocar problemas humanos de temores e ansiedades; Pode propiciar o aumento dos custos pelas duplicidades de atividades e treinamento; Podem existir dificuldades na coordenação do pessoal; Conflitos de interesse entre chefes funcionais e os chefes divisionais, devido a dupla subordinação.  Pode haver choques resultantes das prioridades.

QUESTÃO ERRADA: A estrutura matricial facilita a comunicação e a coordenação de equipes por meio da unidade de comando, proporcionando equilíbrio de objetivos.

QUESTÃO CERTA: A departamentalização pode ser considerada um dos resultados do desenvolvimento de uma organização. Acerca desse assunto e das respectivas correlações, assinale a alternativa que corresponde a uma disfunção do modelo de departamentalização matricial: Apresenta conflitos de interesses e disputas de poder.

QUESTÃO CERTA: Em uma organização com estrutura matricial, um empregado, na realização de suas atribuições de atendimento, responde hierarquicamente aos seus superiores de unidades distintas, de modo simultâneo, para que as demandas de atendimento sejam cumpridas.

QUESTÃO ERRADA: Na estrutura matricial, as tarefas de uma organização são unificadas de acordo com os seus objetivos, gerando estruturas divisionais como, por exemplo, produtos e clientes.

Matricial é Projetos + Funcional.

Produtos e Clientes são separados. 

O erro da questão está no final. No caso, seria FUNCIONAL E clientes. O examinador mudou para confundir. SEMPRE tem que ter uma FUNCIONAL e outra qualquer.

Na matricial deve sempre haver a presença da funcional com outra coisa:

  • Funcional + Projetos

  • Funcional + Clientes

  • Funcional + Produtos.

QUESTÃO ERRADA: Em uma estrutura matricial, os cargos de chefia são organizados hierarquicamente, com chefes especializados, mas que não necessariamente desempenham funções relativas à especialização.

Está errado. Nesse tipo de estrutura existe hierarquia, pois cada funcionário responde a 2 chefes. O que não existe é hierarquia entre os chefes. Vale lembrar também que a estrutura matricial é a união de uma estrutura vertical (funcional) com uma horizontal (geralmente de projetos), buscando uma estrutura com vantagens das duas. Na estrutura matricial não existe a unidade de comando. Gabarito errado. Estrutura matricial => sem hierarquia entre CHEFES.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Na estrutura organizacional do tipo matricial, cada um dos especialistas funcionais envolvidos em um projeto, mesmo estando alocado em diversos projetos, preserva sua ligação e seus compromissos com seu departamento de origem.

QUESTÃO CERTA: A estrutura matricial de uma organização, solução para coordenar recursos multidisciplinares designados para determinado projeto, compromete os princípios básicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.

Parte superior do formulário

Basta imaginar o quão difícil deve ser atender a dois chefes ao mesmo tempo, da mesma forma que deve ser difícil tratar com vários subordinados. 

Parte superior do formulário

Parte superior do formulário

QUESTÃO ERRADA: A existência de duas linhas de comando, ou seja, de dois chefes aos quais os demais administradores devem se reportar, é característica da estrutura em linha e assessoria.

Dois chefes com autoridade de comando em duas linhas, ou seja, estrutura dual de autoridade: estrutura matricial.

Parte superior do formulárioQUESTÃO ERRADA: Um dos problemas comuns às estruturas matriciais é a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo.

 

A questão está dizendo que a matricial oferece, ainda que indiretamente, a oportunidade de as pessoas aprimorarem as suas habilidades específicas e gerais simultaneamente e na sequência considera isso como um empecilho quando, na verdade, é algo positivo e extremamente benéfico (e não um problema). Essa é a razão da questão estar errada. É muito bom para um funcionário aperfeiçoar as suas habilidades específicas e, de quebra, ganhar outras gerais por conta do trabalho em estrutura matricial. Logo, a questão está errada. 

 

QUESTÃO CORRETA: Além de violar o princípio da unidade de comando, a adoção de uma estrutura matricial possui, ainda, como desvantagem, requerer habilidade especial de gerentes de projetos em negociar recursos com gerentes funcionais.

 

Aqui a FCC está dizendo que o ruim da estrutura matricial é que o funcionário terá que deter não apenas habilidades específicas inerentes ao seu trabalho costumas, mas também habilidades gerais para integrar o corpo técnico da estrutura matricial – o que de certeza forma é ruim mesmo (um contratempo ou desvantagem), porque temos que apontar alguém com perfil multifacetado, tarefa nada fácil, por sinal. Olhando por essa ótica, sim, de fato isso procede. Logo a questão está correta. 

Ainda, a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo é uma vantagem para a organização. Na estrutura matricial, as cadeias de comando funcional e por projetos são implementadas simultaneamente. No foco projetos, a organização adquire habilidades gerais e requer uma estrutura organizacional flexível e mutável, capaz de adaptar-se às necessidades de cada projeto. Já no foco funções, a organização favorece a especialização profissional, pois os profissionais da mesma especialidade ficam no mesmo órgão. Dessa forma, é uma vantagem competitiva para a instituição, pois melhora a produtividade, a competitividade e desenvolve ótimos especialistas.

QUESTÃO ERRADA: As organizações insistem em adotar a estrutura matricial, especialmente porque ela favorece a interligação entre áreas da organização e mantém a unidade de comando.

Matricial = comando dualístico.

QUESTÃO ERRADA: As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais e, por vezes, matriciais por terem a especialização do trabalho como elemento central.

As organizações que buscam estabilidade e economia de escala em seus departamentos apresentam estruturas divisionais (erro 1) e, por vezes, matriciais (erro 2) por terem a especialização do trabalho como elemento central.

Erro 1: Estabilidade, economia de escala e especialização: estrutura funcional.

Erro 2: Estruturas matriciais possuem alto custo e não possuem como elemento central a especialização, dado que possuem a junção da estrutura funcional + por projetos (híbrida). Além do mais não ideais para organizações INSTÁVEIS, dada a suas características de flexibilidade e de inovação.

Obs.: 

Estrutura divisional é constituída por divisões autossuficientes que produzem um produto ou serviço específico. A estrutura divisional pode ser estruturada por produtos ou serviços, por região geográfica, por processo ou projeto ou ainda por clientes.

QUESTÃO ERRADA: Entre os modernos tipos de departamentalização, a estrutura matricial possibilita a harmonização dos princípios clássicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.

Na estrutura matricial há quebra do princípio da unidade de comando, ou seja, por gerar múltiplas decisões, ela acaba violando o princípio da unidade de comando.

QUESTÃO CERTA: A forma de organização que visa a otimizar o aproveitamento de diversos especialistas distribuídos em departamentos funcionais de uma organização em torno de uma finalidade comum, de um projeto, em que os membros da equipe são coordenados por um gerente de projeto, enquanto os vínculos com o departamento funcional de origem permanecem é denominada: Estrutura matricial.

QUESTÃO CERTA: Agrupamentos multifocados são utilizados por organizações em que se adotam, simultaneamente, dois modelos de agrupamento.

Foco na especialização (funcional) e na coordenação interdepartamental (projeto/produto). Denomina-se departamentalização matricial.

QUESTÃO CERTA: A junção das cadeias de comando funcional e divisional forma a departamentalização matricial.