QUESTÃO ERRADA: A entidade controladora deve apresentar no balanço patrimonial consolidado os seus próprios ativos líquidos, sem incluir os ativos e passivos das entidades que ela controla.
CPC 36 . Demonstrações Consolidadas – Uma controladora deve apresentar as participações de não controladores no balanço patrimonial consolidado, dentro do patrimônio líquido, separadamente do patrimônio líquido dos proprietários da controladora.
Demonstrações Contábeis Consolidadas são aquelas resultantes da agregação das demonstrações contábeis, estabelecidas pelas Normas Brasileiras de Contabilidade, de duas ou mais entidades, das quais uma tem o controle direto ou indireto sobre a(s) outra(s) As demonstrações contábeis consolidadas compreendem o balanço patrimonial consolidado, a demonstração consolidada do resultado do exercício e a demonstração consolidada das origens e aplicações de recursos, complementados por notas explicativas e outros quadros analíticos necessários ao esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados consolidados. Qualquer empresa que tenha participação acionaria majoritária em uma outra empresa deve fazer o balanço patrimonial consolidado. Ou seja, além de fazer o balanço patrimonial para o próprio CNPJ, a empresa deve juntar em um mesmo balanço todos os resultados dos outros CNPJ’s em que ela detém participação majoritária. Isso se deve ao fato de que ela deve mostrar ao acionista de forma consolidada todos os seus investimentos, despesas, lucros e prejuízos.