QUESTÃO CERTA: Em um sistema econômico, a taxa de juros é um importante determinante da demanda de moeda; ela influencia as decisões de investimento dos agentes e, por conseguinte, o volume de moeda que será destinado à especulação.
A demanda por moeda é influenciada indiretamente pela taxa de juros, diretamente pela renda e diretamente pela inflação. A taxa de juros influência os investimentos em uma proporção indireta, tanto aqueles destinados à Formação Bruta de Capital Fixo quanto às aplicações especulativas.
QUESTÃO CERTA: As variações na demanda especulativa por moeda decorrem do (a): incerteza sobre o comportamento futuro da taxa de juros.
A demanda especulativa (Me) refere-se aos recursos financeiros guardados na forme de papel moeda ou depósitos a vista a fim de serem eventualmente convertidos em uma aplicação financeira rentável. Esses recursos estão inversamente relacionados com a taxa de juros nominal (i) pois a taxa de juros é o custo de oportunidade da moeda (que é uma aplicação financeira rentabilidade nula).
Me = Mo + mi
onde “m” é a propensão a investir especulativamente e “Mo” representa o efeito de outros determinantes dos recursos especulativos, tais como a riqueza financeira dos agentes econômicos.
QUESTÃO CERTA: A demanda por moeda depende, positivamente, do nível de transações econômicas e, negativamente, da taxa de juros real.
Há variáveis com as quais a demanda por moeda se relaciona de forma direta (uma sobe a outra sobe também) e com as quais a demanda se relaciona de forma indireta (uma sobe a outra cai). No caso em questão, as transações econômicas se relacionam diretamente com a demanda por moeda e a taxa de juros se relaciona negativamente com a demanda por moeda. Ou seja, quanto maior o número de transações econômicas, maior a demanda por moeda. Diferentemente, quanto maior a taxa de juros, MENOR a demanda por moeda.
Taxa de juros alta faz com as pessoas prefiram manter o dinheiro investido, reduzindo assim a demanda por moeda. A demanda por moeda depende, positivamente, do nível de transações econômicas e, negativamente, da taxa de juros real.
QUESTÃO CERTA: Os bancos centrais modernos, incluindo-se o Banco Central brasileiro, utilizam instrumentos de política monetária para alterar a oferta de moeda, visando alcançar a taxa de juros que desejam atingir.
QUESTÃO CERTA: A demanda por moeda depende, positivamente, do nível de transações econômicas e, negativamente, da taxa de juros real.
A demanda por moeda depende tanto da renda (motivos transação e precaução) como da taxa de juros nominal (motivo especulação). É diretamente relacionada com a renda e inversamente relacionada com a taxa de juros.
QUESTÃO ERRADA: Quanto maior for a elasticidade da demanda por moeda em relação à taxa de juros, menor será a eficácia de uma política fiscal expansionista.