Dejours e Patologia do Trabalho (com exemplos)

0
380

Última Atualização 11 de janeiro de 2021

Esse assunto foi cobrado em relação ao Taylorismo (campo de estudo da Administração). Assim, falemos um poucos sobre Dejours e Patologia do Trabalho. Uma questão da VUNESP:

QUESTÃO CERTA: Uma das principais fontes de referência sobre Psicopatologia do Trabalho é Dejours. Em 1994, ele apresentou alguns resultados de suas pesquisas demonstrando que o tipo de organização do trabalho pode acarretar consequências desastrosas no psiquismo humano, culminando em uma doença mental. A organização do trabalho, típica de um modelo o de produção que separa a concepção do trabalho de sua execução e baseada no controle do tempo, denunciada por Dejours, tem o apelido de: taylorismo.

A banca UPA explica que:

QUESTÃO CERTA: Dejours aponta que a organização do trabalho pode ser responsável não só por vivencias de prazer em relação ao trabalho, mas também por vivências penosas, de sofrimento, cuja expressão se dá por meio de sintomas específicos relacionados ao contexto socioprofissional e a própria estrutura de personalidade.

Observe que é um crítica ao taylorismo – que trata o homem como apêndice de máquina e foca no estudo de tempos e movimentos – uma busca frenética pelo método de trabalho ideal.