O produto potencial usualmente é definido como nível máximo de produção que uma economia poderia alcançar sem gerar pressões inflacionárias.
Em geral, o produto potencial é indiretamente introduzido nesse arcabouço, isto é, por meio das estimativas do hiato do produto. Por sua vez, o hiato do produto é definido como a diferença entre o produto efetivo e o produto potencial. Nesse sentido, ao funcionar como indicador de flutuações econômicas, o hiato proporciona aos formuladores de política monetária a oportunidade de antecipar potenciais pressões de demanda sobre os preços. Esse arcabouço analítico tem sido utilizado pelos principais bancos centrais, e o Banco Central do Brasil não é exceção.
A principal dificuldade em se recorrer a medidas de produto potencial e de hiato do produto reside no fato de as mesmas não serem variáveis que podem ser diretamente observadas. Dessa forma, na prática resta o recurso a modelos estatísticos e/ou econômicos para se obter estimativas para tais variáveis, que, em geral, podem se diferenciar bastante uma das outras, a depender do modelo utilizado. Os modelos mais simples em geral são os univariados e simplesmente usam algum filtro estatístico para extrair o produto potencial e, por resíduo, o hiato do produto. Essa abordagem tem como principal vantagem a simplicidade envolvida no processo de estimação. Por sua vez, os modelos mais complexos são multivariados e, além de filtros estatísticos, contemplam alguma fundamentação econômica e podem gerar estimativas para o produto potencial e/ou para o hiato do produto. A grande vantagem dessa abordagem reside na imposição de relações ou características da economia. Diante do quadro de incerteza que cerca a estimação de variáveis de tamanha importância para a condução da política monetária, o Banco Central, à semelhança do que ocorre na maioria das grandes economias, utiliza diversos métodos para mensurar o produto potencial e o hiato do produto, conforme apresentado em Relatórios anteriores. Contudo, este Boxe se destina a apresentar mais uma metodologia, a saber, o modelo de componentes não observados, além de apresentar estimativas atualizadas para o hiato do produto, calculadas segundo as outras metodologias.