Decisões Programadas e Não Programadas

0
4680

Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

Decisões programadas: são tomadas de acordo com políticas, procedimentos, ou regras, escritas ou não, que simplificam a tomada de decisão em situações repetitivas, limitando ou excluindo alternativas.

Decisões não-programas: destinam-se a problemas incomuns ou excepcionais.

DECISAO PROGRAMADA
Dados adequados
Dados repetitivos
Condições estáticas
Certeza
Previsibilidade
Rotina

DECISAO NAO PROGRAMADA
Dados inadequados
Dados únicos
Condições dinâmicas
Incertezas
Imprevisibilidade
Inovação

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Sobre os tipos de decisões gerenciais aplicados em problemas administrativos, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a afirmativa falsa.

(V) As decisões programadas se aplicam a problemas bem compreendidos pela administração, que possui procedimentos e/ou regras sistemáticas para tratá-los.

(V) As decisões não programadas contam apenas com a habilidade dos administradores em tomar decisões, já que não se submetem, usualmente, a procedimentos sistematizados pela empresa.

(F) As decisões não programadas têm pequeno impacto na atividade administrativa, já que raramente são requeridas. As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente: V – V – F.

QUESTÃO ERRADA: O processo decisório é composto por etapas que se iniciam com a identificação do problema ou oportunidade, o diagnóstico, a geração de alternativas, a escolha de uma alternativa e a avaliação da decisão. Ao deparar-se com um ambiente instável, imprevisível e sujeito a influências de diversos elementos, o administrador deve lançar mão de decisões programadas, preestabelecidas e já utilizadas anteriormente.

As decisões programadas aplicam-se a problemas que são familiares ou repetitivos. São decisões que resolvem problemas decorrentes, que acontecem todos os dias e exigem as mesmas decisões e soluções de cada ocorrência.

QUESTÃO ERRADA: No processo decisório, as decisões programadas, que compõem parte do acervo de soluções da empresa, requerem a realização de diagnóstico, a criação de alternativas e a escolha de um curso de ação original.

QUESTÃO CERTA: Considerando que uma empresa pública que presta serviços vislumbre uma perspectiva de prejuízo no próximo mês e adote processos racionais de resolução de problemas, julgue os itens seguintes. Se o evento em questão for sazonal, repetindo-se todos os anos, a empresa deve tratá-lo como objeto de uma decisão programada.

QUESTÃO ERRADA: Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer.

QUESTÃO CERTA: Suponha que um gestor que tenha acabado de assumir função de direção de um hospital municipal tenha se defrontado com a ocorrência de atraso na entrega de medicamentos pelo fornecedor responsável. Foi informado pelos seus subordinados que se trata de um problema recorrente, para o qual já existe, inclusive, um protocolo de atuação, com a utilização de estoque reserva e providências subsequentes para regularização do fornecimento. Nesse sentido, referido gestor tomou as decisões necessárias seguindo o referido protocolo. Do ponto de vista do processo decisório, pode-se dizer que o mesmo envolveu decisões que a literatura denomina: programadas, pois se valeu do acervo de soluções disponível na organização.

QUESTÃO CERTA: Considere que um gestor público, ao assumir a coordenação de determinada equipe de trabalho, tenha se defrontado com problema que, de acordo com o que apontou a equipe, representa uma situação recorrente na organização, podendo ser solucionado a partir da adoção de condutas constantes de um protocolo de atuação já estabelecido. A decisão do gestor pautada pela aplicação de tal protocolo pode ser considerada, de acordo com classificação doutrinária corrente, como uma decisão do tipo: Programada.

QUESTÃO CERTA: Suponha que um gestor público, ao ser alçado à condição de gerente de um importante projeto, tenha se defrontado com diversas situações que demandavam a tomada de decisões. Em alguns casos, foram adotadas decisões do tipo que a literatura denomina de “programadas”, as quais: são apropriadas para situações rotineiramente enfrentadas pela organização e que já possuem um acervo de soluções aplicáveis.

QUESTÃO ERRADA: Decisões do tipo não programadas, também chamadas de problemas intratáveis, devem ser deixadas a cargo de subordinados, uma vez que a liderança organizacional não dispõe de tempo necessário para a solução desse tipo de problema.

QUESTÃO CERTA: Situação hipotética: Um estabelecimento comercial decidiu sempre negar atendimento a qualquer cliente que não apresente documento de identidade no ato de pagamento com cartão de crédito. Assertiva: O estabelecimento comercial está adotando uma decisão programada.

QUESTÃO CERTA: A tomada de decisão é uma das atividades mais típicas do administrador. Existem diferentes tipos de decisão, sendo que algumas delas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, com base em um acervo de soluções da organização. Tais decisões são as denominadas: Programadas.

QUESTÃO CERTA: As decisões que envolvem condições estáticas e dados repetitivos são conhecidas como programadas.

QUESTÃO ERRADA: No caso das decisões programadas, tomam-se por base julgamentos pessoais, uma vez que essas decisões são demandadas em condições nas quais o ambiente é estático, com um alto grau de certeza.

QUESTÃO CERTA: Suponha que determinado administrador público, ao assumir a gestão de uma equipe de engenheiros incumbida do acompanhamento de uma obra de grande vulto, tenha se defrontado com várias situações que demandaram a tomada de decisões quanto a possíveis soluções de problemas de cronograma e forma de execução da obra. Considerando os conceitos correntes na literatura acerca do processo decisório e dos tipos de decisão, o referido gestor: poderá valer-se, caso as situações enfrentadas sejam similares a outras vivenciadas costumeiramente pela equipe, do acervo de soluções já disponíveis na organização, adotando, assim, decisões denominadas programadas.

QUESTÃO CERTA: Entre os diferentes tipos de decisões tomadas no âmbito de uma organização, existem aquelas classificadas pela literatura como “não programadas”, aplicáveis a situações: não rotineiras, cuja resolução não é viável com a mera utilização do acervo de soluções disponíveis na organização.

QUESTÃO CERTA: Dentre as categorias de decisões resultantes do processo decisório, qual é a categoria de decisão que se transforma em uma política da organização? Decisões programadas.

QUESTÃO CERTA: Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos aspectos ou características importantes das chamadas decisões não programadas em organizações: É baseada em rotinas que estabelecem regras e procedimentos de ação.

QUESTÃO CERTA: O processo decisório inclui a tomada de decisões programadas e as não programadas. Assinale a alternativa que apresenta os métodos para a tomada de decisões programadas: Regras, procedimentos e políticas. 

QUESTÃO CERTA: A tomada de decisão e o processo de tomar decisões são tarefas características do gestor e correspondem à escolha entre alternativas ou possibilidades, com vistas a resolver problemas ou aproveitar oportunidades. Nesse sentido, de acordo com categorização de autores consagrados, quanto aos diferentes tipos de decisões no âmbito de uma organização, quando um gestor soluciona um problema tomando por base normas preestabelecidas, disponíveis no acervo da organização, sua decisão é do tipo programada.

QUESTÃO CERTA: Costuma-se apontar a tomada de decisão como o cerne da atividade do gestor e, nesse contexto, a doutrina identifica diferentes tipos de decisão entre as quais as denominadas decisões programadas, que fazem parte do acervo de soluções da organização, não demandando criação de novas alternativas.

QUESTÃO CERTA: As decisões programadas fazem parte do acervo de soluções da empresa, pois resolvem problemas que já tenham sido enfrentados antes e que se apresentem da mesma maneira. Assim, não é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher um curso de ação original.

QUESTÃO CERTA: No que concerne aos tipos de decisões, aquelas denominadas “programadas” são passíveis de aplicação em situações já enfrentadas anteriormente, já que fazem parte do acervo de soluções da organização para eventos que se apresentam sempre de maneira semelhante.

QUESTÃO CERTA: As decisões que envolvem condições estáticas e dados repetitivos são conhecidas como programadas.

QUESTÃO CERTA: As decisões programadas resolvem problemas que já foram enfrentados anteriormente e que se comportam sempre da mesma maneira.

QUESTÃO CERTA: As decisões programadas economizam tempo e energia evitando desgaste.

QUESTÃO CERTA: As decisões não programadas são definidas individualmente, baseiam-se em situações novas, não padronizadas.

QUESTÃO CERTA: As decisões nas organizações podem ser programadas e não programadas, e um dos objetivos do processo decisório é procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas.

‘As decisões programadas economizam tempo e energia intelectual, evitando que os gerentes se desgastem resolvendo problemas que já́ estão resolvidos. Assim, um dos objetivos do processo decisório deve ser o de procurar o maior número possível de oportunidades para criar decisões programadas.’

QUESTÃO CERTA: A teoria sustentada por Herbert Simon para explicar o processo decisório no âmbito das organizações, aponta, entre outros aspectos, dois tipos de decisões: as programadas, tomadas por meio de um conjunto de normas preestabelecidas; e as não programadas, que não comportam soluções padronizadas. 

Advertisement

QUESTÃO CERTA: No processo de tomada de decisões é possível distinguir dois tipos de decisões gerenciais: as decisões programadas e as não programadas. As decisões programadas caracterizam-se por serem: específicas.

Decisões de rotina, chamados de decisões programadas, tem um método específico que qualquer um pode seguir. Decisões não programadas são aqueles que são diferentes de qualquer decisão anterior ou padrão.

QUESTÃO CERTA Suponha que determinado administrador público, ao assumir a gestão de uma equipe de engenheiros incumbida do acompanhamento de uma obra de grande vulto, tenha se defrontado com várias situações que demandaram a tomada de decisões quanto a possíveis soluções de problemas de cronograma e forma de execução da obra. Considerando os conceitos correntes na literatura acerca do processo decisório e dos tipos de decisão, o referido gestor: poderá valer-se, caso as situações enfrentadas sejam similares a outras vivenciadas costumeiramente pela equipe, do acervo de soluções já disponíveis na organização, adotando, assim, decisões denominadas programadas.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Para a tomada de decisão, os gestores comumente lidam com decisões programadas e não programadas. É característica típica de decisões não programadas trabalhar com: dados únicos.

Dados únicos = Dados Inéditos

Trata-se de uma questão intuitiva. Por nunca ter visto esse tipo de dado “único” é difícil tomar decisões programadas (baseadas no que é conhecido). Em linguagem popular: ” é quando se exige o JOGO DE CINTURA, IMPROVISO, CELHO DA CARTOLA, ETC”.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: As decisões programadas maximizam a necessidade de gerentes ou administradores exercitarem seus critérios para tomada de decisão.

Minimizam os critérios na tomada de decisão porque já vivenciaram alguma situação. Por exemplo: o que devo fazer se o cliente reclamar sobre produto encomendado não estar conforme ele pediu? Caso eu trabalhe nesse ramo há muito tempo, já passei por isso diversas vezes e sei como agir.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA: Na universidade, o desenvolvimento de novos recursos didáticos para uso nas salas de aula é um exemplo de decisão programada.

Se são novos eu não sei operar, portanto, não sei como agir!

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO ERRADA:  A eficiência organizacional é facilitada pelo uso de decisões não programadas.

As decisões não programadas são baseadas em situações novas, em situações não recorrentes na organização. As decisões programadas são as que geram movimentações diárias na organização.

CEBRASPE (2010):

QUESTÃO CERTA: A política da empresa serve de guia para a tomada de decisões programadas.

Já que as decisões programadas, e digo também as não programadas, deverão seguir a política da instituição em função disso representar os fins almejados pela organização.

DECISÕES PROGRAMADAS:

  • São soluções para situações repetitivas e controladas
  • São utilizadas para problemas já conhecidos
  • Mecanismos utilizados: as normas, procedimentos e POLÍTICAS.

CEBRASPE (2005):

QUESTÃO ERRADA: Tradicional joalheria de grande sucesso no país, na busca pela diversificação de seus negócios, decidiu investir na criação de uma sofisticada loja de artigos para residências. Nilson, seu proprietário, preocupou-se em elaborar um planejamento estratégico para a nova loja. No entanto, alguns desvios ocorreram nos processos de pós-venda dos móveis, diferentemente do negócio de joalheria, o que ocasionou inúmeros transtornos. Entre estes, incluem-se móveis sem as peças para montagem, móveis danificados porque foram transportados sem embalagem e demora de 12 dias úteis para a entrega. A partir do texto acima e acerca de administração da mudança e planejamento, julgue o item a seguir. Considere que, após definir as novas diretrizes da loja de móveis, Nilson reuniu-se com vendedores, montadores e entregadores para definirem as melhores práticas a serem executadas por eles para sanar os problemas e atingir os objetivos definidos. Nessa situação, é correto afirmar que esse tipo de comunicação é caracteristicamente informal e as decisões daí oriundas são do tipo não-programadas.

Nilson reuniu-se com vendedores, montadores e entregadores para definirem as melhores práticas a serem executadas por eles para sanar os problemas (Nilson conhecia o problema).

A tomada de decisão não-programada é o problema não esperado/conhecido pela empresa.

~ Comunicação Formal – é aquela que ocorre nas organizações em caráter oficial, respeitando-se os trâmites burocráticos pertinentes e utilizando-se dos canais instituídos pelas autoridades superiores.

Comunicação Informal – ocorre em paralelo à formal, envolvendo as conversas entre chefes e subordinados ou entre colegas em caráter não oficial, não sistemático. Muitas vezes este tipo de comunicação fica contaminado por boatos e fofocas.

Decisão programada –uma decisão tomada em resposta a uma situação que ocorre com frequência para permitir que as regras da decisão sejam desenvolvidas e aplicadas no futuro. Elas também são conhecidas como decisões estruturadas. Por exemplo, a decisão de recompor o papel e o cartucho de tinta quando os estoques estão baixos são decisões programadas. Normalmente, as decisões programadas são tomadas nos níveis mais baixos da organização.

Decisão não programada –uma decisão tomada em resposta a uma situação isolada, mal definida, e, em grande parte, desestruturada, com importantes consequências para a organização. As decisões estratégicas da organização, por envolverem incertezas, podem ser consideradas decisões não programadas. Por exemplo: construir uma nova fábrica? Desenvolver um novo produto? Trocar uma unidade de sede?

APOSTILA DE ADM GERAL / PROF. GIOVANNA CARRANZA.

CEBRASPE (2006)

QUESTÃO CERTA: Caracteriza-se como programada a decisão de um gestor que acione, em caso de incêndio, o seguro contratado pela organização.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Um funcionário que trabalha no chão de fábrica de uma montadora, responsável apenas por questões rotineiras e repetitivas, realiza decisões do tipo: programada.