Dado, informação e conhecimento

0
436

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Em termos simplificados, pode-se dizer que, no âmbito institucional, a tomada de decisões depende da capacidade que se tem de transformar dados em informações, e informações em conhecimento. O escalonamento entre tais elementos leva em conta: seu grau de estruturação, autonomia e relevância.

QUESTÃO CERTA: Dados acerca de determinado assunto de interesse de uma ou mais pessoas, que possam ser interpretados ou tenham significado para o receptor, são considerados: informação.

Conceito de informação segundo Chiavenato:

 

INFORMAÇÃO: conjunto de dados com um determinado significado. Os números 16, 01 e 46 são, simplesmente, dados sem significado algum que, quando reunidos, significam uma informação: a data de nascimento de uma pessoa muito querida. O significado reduz a incerteza a respeito de algo ou aumenta o conhecimento a respeito de algo. O conceito de informação envolve um processo de redução da incerteza. Na linguagem popular, a ideia de informação está ligada à de novidade e de utilidade, pois a informação é o conhecimento disponível para uso imediato e que permite orientar a ação, ao reduzir a margem de incerteza que cerca as decisões cotidianas. À medida que a sociedade se torna mais avançada e complexa, cresce proporcionalmente a importância da disponibilidade da informação ampla e variada. Do ponto de vista científico, a informação é tudo aquilo que efetua um trabalho logico sobre a orientação da pessoa em relação ao mundo que a cerca, ou seja, a informação permite uma certa organização do comportamento da pessoa em seu relacionamento com o ambiente externo que a envolve. Nesse sentido, a informação é obtida pelos órgãos sensoriais, por meio de um mecanismo denominado percepção, e é encaminhada através do sistema nervoso ao cérebro humano, onde é devidamente processada.

Advertisement