É importante entender conceitos como custo marginal, receita marginal e custo médio (bem como a relação entre esses itens). Receita marginal corresponde à mudança na receita total resultante da venda de uma unidade adicional. Apenas para empresas em mercados perfeitamente competitivos, RMg=P. Para maximizar lucros, a empresa escolhe a quantidade em que a receita marginal é igual ao custo marginal. No mercado competitivo, a receita marginal se iguala ao preço, assim sendo, a empresa escolhe produzir a quantidade em que o preço é igual ao custo marginal. Assim, a curva de custo marginal é a curva de oferta individual da empresa.
O preço de mercado é definido entre as curvas de oferta e da procura, a curva da procura dirigida a cada uma das empresas num mercado concorrencial vai ser o preço fixo ao nível de preço de equilíbrio de mercado forma que o preço não pode ser negociado, já é dado pelo mercado.
Monopólio é configurado por uma única empresa em seu mercado. O monopólio surge quando uma única empresa detém um recurso chave, quando o governo fornece direito exclusivo de produção a uma empresa ou quando uma única empresa pode atender todo o mercado a um custo menor que do poderiam várias empresas.
Como o monopólio é o único produtos em seu mercado, a empresa possui uma curva de demanda negativamente inclinada para seu produto. Quando o monopólio aumenta sua produção em 1 unidade, o preço diminui, reduzindo a receita obtida com a venda de todas as unidades produzidas. Como resultado, a receita marginal está sempre abaixo do preço do produto no monopólio.
Assim como no mercado competitivo, o monopólio maximiza o lucro produzindo a quantidade em que a receita marginal é igual ao custo marginal. Então, escolhe o preço em que esta quantidade é demandada. Diferente do mercado competitivo, o preço de monopólio excede a receita marginal, consequentemente, excede o custo marginal.
O nível de produção que maximiza o lucro do monopólio está abaixo do nível que maximiza o excedente total (soma dos excedentes do consumidor e do produtor). Isto significa que quando o monopólio cobra um preço acima do custo marginal, alguns consumidores potenciais não comprar o produto. Como resultado, o monopólio causa peso morto, similar ao causado por impostos. É o que temos na Figura abaixo.
CEBRASPE (2013):
QUESTÃO CERTA: Na determinação do custo da restrição de produção em cadeias produtivas, é necessário o conhecimento de três fatores: restrições de produção, custo marginal e receita marginal.
IESES (2017):
QUESTÃO CERTA: A variação do custo total dada a variação de uma unidade na quantidade produzida é denominada: custo marginal.
CEBRASPE (2014):
QUESTÃO CERTA: O custo marginal, que resulta do aumento no custo variável ocasionado pela produção de uma unidade adicional de produto, é o indicador de custo que uma empresa utiliza para tomar decisões de produção.
FCC (2016):
QUESTÃO CERTA: Se uma empresa produz uma quantidade de determinado produto a um custo marginal crescente e inferior à receita marginal obtida com a venda daquele produto, pode-se dizer que a empresa deve aumentar a quantidade para ampliar seu lucro.
A equação geral para determinar o lucro máximo é CMg = Rmg Se CMg = Rmg: lucro maximizado
Se CMg > Rmg: deve reduzir a quantidade para maximizar o lucro;
Se Cmg < Rmg: deve aumentar a quantidade para ampliar seu lucro.
FCC (2016):
QUESTÃO CERTA: Quando o custo marginal excede a receita marginal, a firma reduzirá seus lucros se aumentar o produto.
Se eu reduzo a produção, eu consequentemente aumento o lucro. Logo, em sentido contrário, eu reduzo o lucro ao aumentar a produção.
COVEST-COPSET (2019):
QUESTÃO CERTA: o custo marginal é igual ao custo médio quando a curva de custo marginal corta o custo médio no seu mínimo.
CEBRASPE (2017):
QUESTÃO CERTA: O custo mínimo de produção é mínimo quando o custo marginal se iguala ao custo médio.
Dica suprema: o Custo Marginal (Cmg) SEMPRE intercepta o custo médio e o custo variável médio nos seus mínimos, logo, a questão está correta em afirmar que o custo mínimo de produção é mínimo quando o custo marginal se iguala ao custo médio.
Lembrando que o ponto de fechamento é quando o custo marginal se iguala ao custo variável médio. Com isso, esse é o mínimo que o produtor deverá cobrar para custear os custos variáveis médio. Caso contrário, é alto o risco de falência. O custo mínimo de produção é quando o custo marginal se iguala ao custo médio (ou custo médio total). Com isso, esse é o valor mínimo que o produtor deverá cobrar para custear os custos médios variáveis e os custos médios fixos.
CEBRASPE (2018):
QUESTÃO ERRADA: A curva de custo médio é interceptada pela curva de custo marginal em seu ponto de máximo; isso ocorre porque a curva de custo marginal está em sua parte ascendente.
A curva de Cmg intercepta a curva de custo médio no seu ponto de MÍNIMO.
QUESTÃO ERRADA: O custo marginal de curto prazo é maior que o custo marginal de longo prazo porque este último não inclui o custo do fator fixo.
ERRADO. O custo marginal de curto prazo pode ser maior, igual ou menor que o custo marginal de longo prazo, fato esse que dependerá se o nível de produção é maior, igual ou menor que o nível ótimo de produção (isto é, nível de produção resultante da planta de capacidade ótima).
Uma inspeção da FIGURA 7.8.1, permite observar que se a capacidade da planta é pequena em relação a planta de tamanho ótimo, então o CmgCP > CmgLP. Por outro lado, se a capacidade da planta é grande em relação a planta ótima, então o CmgCP < CmgLP. Apenas para a planta de tamanho ótimo (ponto ótimo de produção da capacidade instalada) é que o CmgCP = CmgLP.
QUESTÃO ERRADA: A partir da união dos pontos de custo marginal obtidos entre os diversos níveis de produção observados, atinge-se a curva de custo marginal de longo prazo (CMgLP), que, por sua vez, atingirá seu valor máximo quando a curva de custo médio de longo prazo (CMeLP) também atingir seu maior valor.
A única relação entre a CMgLP e CMeLP é que a intersecção das duas representa o ótimo da firma, pois temos aqui o CMeLP mínimo.
Os mínimos onde CMeLP = CMeCP, correspondem ao ótimo da firma. A curva de CMgCP corta a CMeCP no seu mínimo, ou seja, na escala ótima, o CMgLP= CMgCP, pois suas curvas também se interceptarão no mesmo ponto (onde os 4 custos se interceptam e são iguais)
QUESTÃO ERRADA: Considerando que os custos totais das fábricas I e II são expressos, respectivamente, por CI (yI ) = y12 + 2y1 + 4 e CII(yII) = yII2 + 3 yII + 4, julgue o próximo item. Na situação em que se produz y = yI + yII da maneira mais barata possível, a curva de custo marginal das duas fábricas juntas é Cma(y) = 2y + 5.
A curva de custo marginal das duas fábricas juntas é dada por Cma(y)=y+2,5.
QUESTÃO CERTA: O custo C(Q), em R$ milhões, de uma indústria monopolista produtora de aço, para produzir Q toneladas de aço é expresso por C(Q) = 44 – 10 × Q + Q2. A curva de demanda desse produto, em R$ milhões por tonelada, é P(Q) = 50 – 4 × Q. A partir dessas informações, julgue o item subsecutivo. No ponto em que o preço é igual ao custo marginal, o lucro incremental é nulo.
QUESTÃO ERRADA: Considerando que os custos totais das fábricas I e II são expressos, respectivamente, por CI (yI ) = y12 + 2y1 + 4 e CII(yII) = yII2 + 3 yII + 4,julgue o próximo item.
Para o caso da fábrica II, a curva de custo marginal intercepta a curva de custo variável médio em yII= 2
Errado
CT = Y² + 3Y + 4
CMg = 2Y + 3
CVMe = Y + 3
CMg = CVMe -> 2Y – Y = 0 -> Y= 0
QUESTÃO CERTA: Considerando que os custos totais das fábricas I e II são expressos, respectivamente, por CI (yI ) = y12 + 2y1 + 4 e CII(yII) = yII2 + 3 yII + 4, julgue o próximo item. O custo médio mínimo da fábrica I é de 6/unidade.
O menor custo médio é quando a curva de Custo marginal intercepta a curva de custo médio.
Custo Total = y^2 + 2y + 4
Custo Médio = Custo Total / Y
Custo Marginal = Derivada de CT = 2y + 2
Ponto mínimo do Custo Médio é quando ele é igual ao Custo Marginal, então
Cmg = Cme = (y^2 + 2y + 4 ) / Y
Faz a equação pra achar o Y
[(y^2 + 2y +4) / Y] = 2y + 2
Corta os Y da primeira equação
y + 2 + 4/y = 2y +2
Isolando os Y
y + 4/y – 2 y = 2 – 2
-y + 4/y = 0
-y = -4/y (*-1)
y = 4/y
y * y = 4
y^2 = 4 ; y = 2
substitui na Equação da Cmg
Cmg = CT’ = 2y +2
2 * 2 + 2 = 6
QUESTÃO CERTA: Em relação às curvas de custo, o custo marginal é igual ao custo médio, no ponto em que o custo médio é mínimo.
A curva de custo marginal intercepta a curva de custo médio em seu ponto mínimo. Amigos, é exatamente isso. Na teoria dos custos, aprendemos que a curva de custo marginal passa pelos pontos de mínimo das curvas de custo variável e de custo médio.