QUESTÃO ERRADA: O custo dos serviços de terceiros recebidos para a execução da atividade fim da entidade representa um valor adicionado recebido em transferência, visto ser uma riqueza criada por terceiros.
Insumo adquirido de terceiros representa os valores relativos às aquisições de matérias-primas, mercadorias, materiais, energia, serviços, etc. que tenham sido transformados em despesas do período. Enquanto permanecerem nos estoques, não compõem a formação da riqueza criada e distribuída.
Valor adicionado recebido em transferência representa a riqueza que não tenha sido criada pela própria entidade, e sim por terceiros, e que a ela é transferida, como por exemplo receitas financeiras, de equivalência patrimonial, dividendos, aluguel, royalties, etc. Precisa ficar destacado, inclusive para evitar dupla-contagem em certas agregações.
CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Complementando: serviços de 3os fazem parte dos “Insumos Adquiridos de Terceiros” na DVA:
2) INSUMOS ADQUIRIDOS DE TERCEIROS
2.1 CMV
2.2 Materiais, energia, serviços de 3os
2.3 Perda/Recuperação de valores ativos
2.4 Outras (especificar)
QUESTÃO CERTA: Os gastos com serviços de terceiros e materiais utilizados para construção de ativos para a própria empresa devem ser apropriados na Demonstração do Valor Adicionado como: insumos adquiridos de terceiros.
QUESTÃO CERTA: Para fins de levantamento da demonstração do valor adicionado, o custo dos produtos vendidos inclui as matérias-primas e os serviços adquiridos de terceiros, sem incluir a mão de obra própria.