Curvas de custo

0
1379

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Quando a curva de custo marginal for crescente, as curvas de custo médio total e custo médio variável serão crescentes.

QUESTÃO CERTA: Em relação às tradicionais curvas de custo contínuas de curto prazo de uma empresa, é correto afirmar que a: curva de custo marginal é crescente, quando intercepta a curva de custo médio total.

QUESTÃO ERRADA: Curva de custo fixo médio permanece constante, qualquer que seja a quantidade produzida.

Incorreta. A curva de custo fixo médio é decrescente, qualquer que seja a quantidade produzida. A curva do custo fixo é que permanece constante.

QUESTÃO ERRADA: Curva de custo variável médio tem a forma da letra U, porque a produtividade marginal do fator de produção variável é estritamente crescente.

Incorreta. A curva de custo variável médio tem a forma da letra U, porque a produtividade média do fator de produção variável tem a forma da letra U invertida.

QUESTÃO ERRADA: Partir do momento em que a curva de custo marginal passa a ser crescente, idêntico fenômeno ocorre com a curva de custo variável médio.

Incorreta. A partir do momento em que a curva de custo marginal está acima da curva do custo variável médio, essa passa a ser crescente. A partir do momento em que a curva do Cmg passa a ser crescente, não necessariamente teremos uma curva de CVme também crescente.

QUESTÃO ERRADA: Partir do momento em que a produtividade marginal do fator de produção variável passa a aumentar, a curva de custo marginal torna-se crescente.

Incorreta. A partir do momento em que a produtividade marginal do fator de produção variável passa a aumentar (PmgL é crescente), a curva de custo marginal torna-se decrescente (ou seja, quando PmgL é crescente, Cmg é decrescente, e vice-versa).

QUESTÃO CERTA: Uma característica da curva de custo fixo médio é a sua forma de hipérbole que se aproxima do eixo das abscissas e do eixo das ordenadas.

A curva de custo fixo médio (CFme) é decrescente em toda a sua extensão. Como o custo fixo é uma constante, o custo fixo médio (CFme) diminui à medida que a produção aumenta, significando que cada parcela de produto responde por uma parcela menor de custo fixo. Portanto, a curva de custo fixo médio (CFme) inclina-se para baixo e para a direita em toda sua extensão (possui inclinação decrescente) e, à medida que a produção aumenta, aproxima-se do eixo das quantidades sem, entretanto, tocá-lo.

Atenção na hora de diferenciar custo fixo (representado por uma reta horizontal) do custo fixo MEDIO (cfme)

QUESTÃO CERTA: A venda de produtos pela Internet, por dispensar as comissões e os custos dos serviços comerciais, ilustra bem o fato de que os avanços da tecnologia deslocam, para baixo, as curvas de custo das firmas, permitindo-lhes, assim, reduzir seus preços.

Advertisement

Um dos fatores que diminui o preço final do produto é custos menores. Se a internet minimiza os custos fixos (como energia elétrica e aluguel, por exemplo), o preço do produto é relativizado tanto para o produtor quanto para o consumidor.

QUESTÃO CERTA: Suponha que no mercado de produção de alumínio há dezenas de empresas, sendo que a maior delas produz uma fração mínima do que seria a oferta total. Desta maneira os produtores seriam tomadores de preço. Considerando essas informações e a possibilidade de substituição de alumínio por cobre e vice-versa, para o uso industrial, julgue os itens subsecutivos. Se o custo variável médio for maior que o preço, é melhor fechar a empresa do que produzir alumínio.

Para que o lucro seja positivo, é necessário que a empresa produza com um custo médio inferior ao preço de mercado.

Quando o preço é igual ao mínimo do custo médio de período longo, a empresa tem lucros nulos (ou normais) no longo prazo. Está no seu limiar de rentabilidade ou limiar de encerramento de longo prazo.

No curto prazo, ainda que os lucros sejam negativos, a empresa pode ter interesse em manter a produção. Se não produzir, terá um prejuízo igual aos custos fixos (afundados). Portanto, deve produzir caso as receitas sejam suficientes para compensar os custos variáveis. Se o preço for igual ao mínimo do custo variável médio de período curto, a empresa está no seu limiar de encerramento de curto prazo.

Resumo:

P > C médio    = lucro

P = C médio    = lucro nulo ou normal no longo prazo

P>CV = lucro negativo, mas se for no curto prazo vale a pena produzir para reduzir o prejuízo

P=< CV médio = fecha a empresa e assume os prejuízos