Cultura Organizacional Forte (com exemplos)

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Última Atualização 17 de fevereiro de 2022

FGV (2014):

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional possui aspectos formais que são visíveis e concretos, sendo facilmente identificados e observados. Por outro lado, há aspectos da cultura organizacional mais profundos (ou informais) e que não são claramente perceptíveis. Por isso, alguns autores consideram a cultura organizacional como um iceberg metafórico, ou seja, as partes visíveis são a ponta do iceberg, enquanto que a parte invisível corresponde aos elementos abaixo do nível da água. Levando em consideração essa analogia da cultura organizacional com um iceberg, assinale a opção que diz respeito a um aspecto formal de uma cultura organizacional: Objetivos organizacionais.

Elementos Formais e Informais da CULTURA ORGANIZACIONAL

– Elementos Formais: Missão, Visão, Políticas, Procedimentos, Regras e Normas.

– Elementos Informais: Cultura, Valores Tangíveis e Intangíveis, Motivações.

QUESTÃO CERTA: Em uma cultura organizacional forte, os valores essenciais da organização são intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos colaboradores.

QUESTÃO CERTA: Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional.

QUESTÃO CERTA: Os modos aceitáveis de comportamento, valores e cultura de uma organização que adquire uma permanência institucional se tornam amplamente autoevidenciados para seus membros.

QUESTÃO ERRADA: Uma cultura forte apresenta como ponto negativo a elevada rotatividade da força de trabalho, devido ao clima interno de alto controle comportamental.

Na cultura forte as pessoas vestem a camisa da organização e autuam como zumbis (sim, mestre!). Na cultura fraca as pessoas reclamam o tempo todo, questionam e, por fim, partem para novos empregos – o que implica em alta rotatividade.

QUESTÃO CERTA: As organizações que desenvolvem a consistência de seus comportamentos ao longo do tempo apresentam cultura organizacional forte.

QUESTÃO CERTA: Sobre o conceito de cultura organizacional e os conceitos correlatos ao tema, uma cultura: forte gera coesão, lealdade e comprometimento organizacional, diminuindo a rotatividade da força de trabalho.

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional pode ser tratada como uma variável. De acordo com Edgar Schein, a organização integra elementos formais e informais. Por elemento formal entende-se: a cultura oficial da organização.

QUESTÃO CERTA: Alguma característica de uma organização é considerada como componente da “cultura” quando é aceita como uma qualidade de “ser tomada por certa”. Além disso, esta característica pode ser uma criação dos indivíduos e grupos da organização – o elemento informal – ou é institucionalizada, sendo denominada como elemento ou cultura formal. A cultura formal pode ter como função uma função ideológica – refletir aquilo que os indivíduos e grupos que detêm o maior poder na organização consideram como certo, conforme seus próprios objetivos e interesses. Para que esta função seja exercida, os elementos da cultura oficial

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devem apresentar certas características. Uma dessas características é: apresentar explicações aceitáveis para os que não detêm o poder, para evitar contestações.

QUESTÃO ERRADA: Os controles ajustados são impulsionados por uma cultura organizacional forte e são baseados em crenças amplamente partilhadas em toda a organização.

O controle seria necessário se a cultura fosse fraca, e não forte.

QUESTÃO CERTA: A intensa formalização na organização gera previsibilidade, ordem e consistência, assim como uma cultura organizacional forte.

QUESTÃO ERRADA: Uma cultura organizacional forte se caracteriza sempre como uma vantagem para a organização.

Desvantagens de uma cultura organizacional forte: pode dificultar mudanças, adaptação e aceitação da diversidade na organização.

QUESTÃO CERTA: Nas instituições, o processo de formalização é responsável por gerar previsibilidade, ordem e consistência, aspectos alcançados, também, por uma cultura organizacional forte, com a vantagem, nesse caso, de prescindir de documentação escrita.

CEBRASPE (2016):

QUESTÃO CERTA: Os valores sociais considerados importantes para os integrantes de uma organização constituem valores compartilhados que compõem uma cultura organizacional.

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: Uma empresa conhecida por possuir uma cultura considerada forte, tem como característica: a resistência a mudanças.