Cronograma Em Gestão de Projetos

0
540

Última Atualização 27 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: “Desenvolver o cronograma” realiza a análise das sequências das atividades, suas durações, recursos necessários e restrições do cronograma visando criar o cronograma do projeto.

QUESTÃO CERTA: Segundo o PMBOK 4ª Edição, durante o processo Desenvolver o cronograma, é necessário realizar a Análise da Rede do Cronograma. Para isso, devem ser utilizadas técnicas analíticas apropriadas que permitam gerar corretamente o cronograma do projeto. A esse respeito, considere as seguintes técnicas analíticas:

I – Método da cadeia crítica

II – Análise do cenário e-se

III – Nivelamento de recursos

É aplicável à Análise da Rede do Cronograma a técnica mencionada em I, II e III.

6.6 Desenvolver o Cronograma do Projeto

Ferramentas e Técnicas:

-Análise do calendário de rede

-Método do caminho crítico (CPM)

-Método da Corrente Crítica

-Nivelamento de recursos (Resource levelling)

-Análise de Cenários Alternativos (E – Se)

-Ajustar antecipações e esperas

-Compressão do cronograma

-Software de suporte à gestão de projeto

QUESTÃO CERTA: Segundo o Guia PMBoK quarta edição, o gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. Um destes processos é Desenvolver o Cronograma. Dentre as ferramentas e técnicas que o Guia indica para uso neste processo estão: análise da rede do cronograma e método do caminho crítico.

QUESTÃO CERTA: Conforme o PMBOK (4. ed), pode ser usado para avaliar se o cronograma do projeto é praticável sob condições adversas e para preparar planos de contingência e de resposta para superar ou mitigar o impacto de situações inesperadas, o: resultado da análise do cenário “E se”.

Uma análise de rede do cronograma é feita usando o cronograma para computar os diferentes cenários, tal como atras ar a entrega de um componente principal, prolongar as durações específicas de engenharia ou introduzir fatores externos, tal como uma greve ou uma mudança no processo de licenciamento. O resultado da análise do cenário “E-se” pode ser usado para avaliar se o cronograma do projeto é praticável sob condições adversas e para preparar planos de contingência e de resposta para superar ou mitigar o impacto de situações inesperadas.

Advertisement

A simulação envolve o cálculo de múltiplas durações de projeto com diferentes conjuntos de hipóteses das atividades. A técnica mais comum é a Análise de Monte Carlo, na qual uma distribuição das possíveis durações de atividades é definida para cada atividade e usada para calcular uma distribuição de possíveis resultados para o projeto como um todo.

QUESTÃO CERTA: Segundo o PMBOK, a Gerência do Tempo contempla a (o): controle do cronograma.

QUESTÃO CERTA: Você é o gerente do projeto de implantação de um novo sistema de gestão de recursos humanos de determinada organização. Mário, o analista de banco de dados do projeto, está sobrecarregado. Você deve então: utilizar a heurística do nivelamento de recursos para redistribuir as alocações de recursos;