Critical Path Method – CPM (Método do Caminho Crítico)

0
941

Última Atualização 27 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Considere que determinada entidade integrante da Administração pública pretenda valer-se de ferramenta consagrada para gestão de projetos, conhecida como Critical Path Method (CPM). Nesse sentido, ao utilizar o conceito de “caminho crítico”: tem em mente o planejamento do tempo de duração do projeto, identificando quais as tarefas/ações que condicionam tal duração, pois se alguma delas não for concluída no prazo, o cronograma final do projeto restará comprometido.

QUESTÃO CERTA: O Gerenciamento do tempo do projeto inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto. A sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível do projeto é denominada: caminho crítico.

QUESTÃO CERTA: Para controlar o cronograma de atividades, um gerente está reanalisando um projeto para prever sua duração. Para isso, analisa a sequência de atividades com a menor flexibilidade no cronograma. A técnica de gerenciamento de projeto utilizada é: o método do caminho crítico.

O método do caminho crítico é um método usado para estimar a duração mínima do projeto e determinar o grau de flexibilidade nos caminhos lógicos da rede dentro do modelo do cronograma.

QUESTÃO CERTA: Entre as metodologias consagradas aplicáveis à gestão/gerenciamento de projetos, se insere a CPM − Critical Path Method (Método do Caminho Crítico), que preconiza, entre outros conceitos, que o prazo total do projeto será excedido se alguma das atividades inseridas no caminho crítico for concluída após a data previamente estabelecida.

O caminho crítico é o caminho sem folga livre. Logo, se alguma atividade for concluída fora do prazo atrasará o projeto.

QUESTÃO ERRADA: As atividades de nivelamento de recursos devem anteceder ao cálculo de folgas previsto no método do caminho crítico.

Não há folgas no caminho crítico (CPM).

QUESTÃO CERTA: A metodologia CPM – Critical Path Method, utilizada no planejamento de projetos, está diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, utilizando o conceito de caminho crítico para definir um conjunto de atividades a serem executadas numa sequência lógico-evolutiva.

QUESTÃO CERTA: Uma das metodologias consagradas para a gestão de projetos é conhecida como Caminho Crítico (Critical Path Method − CPM), que tem como característica preponderante a: identificação das atividades que não podem sofrer atrasos sob pena de comprometer o prazo de conclusão do projeto.

QUESTÃO CERTA Suponha que determinada entidade integrante da Administração pública tenha sido incumbida da execução de um projeto bastante desafiador, que deve ser concluído no prazo máximo de 6 meses. Diante do desafio, o gestor responsável buscou apoio em metodologias consagradas aplicáveis à gestão de projetos. Para atingir o escopo pretendido, o gestor poderá valer-se da metodologia conhecida como: Critical Path Method (CPM − método do caminho crítico), utilizado para definir uma sequência lógico-evolutiva das atividades a serem desenvolvidas e concluídas em datas preestabelecidas, com foco no planejamento do prazo de conclusão do projeto.

Advertisement

QUESTÃO CERTA: Caminho Crítico é a sequência de atividades em um projeto que define o seu tempo de finalização.

QUESTÃO CERTA: A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas: Critical Path Method – CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utilizando o conceito de caminho crítico.

QUESTÃO CERTA: Considere que a SABESP, no decorrer da severa crise hídrica enfrentada há cerca de dois anos, tenha implementado um projeto estratégico para aumentar a captação de água de determinado reservatório, utilizando o denominado “volume morto”. Na situação em questão, o tempo de conclusão do projeto apresentava-se como um fator de extrema relevância. Diante disso, suponha que o gestor do projeto tenha proposto a utilização da metodologia Critical Path Method (CPM), o que significa que: identificou as atividades que não podem sofrer atrasos sob pena de comprometer a conclusão do projeto, integrantes do denominado caminho crítico.