Crítica de Lucas

0
1391

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Considere que, em determinado ano, a inflação anual tenha sido de 14%. Nessa situação, de acordo com “a crítica de Lucas”, o crescimento da moeda nominal, a inflação esperada e a inflação efetiva podem ser reduzidas no ano subsequente, sem que haja recessão.

A crítica de Lucas estabelece que é uma ingenuidade tentar prever os efeitos de uma mudança na política económica inteiramente com base nas relações observadas nos dados históricos, muito especialmente dos dados agregados históricos. Logo, só porque a inflação elevada esteve associada a níveis baixos de desemprego com a política monetária do início do século XX, isso não significa que devamos esperar que uma inflação elevada conduza a um nível reduzido de desemprego qualquer que seja a alternativa política monetária seguida.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Em relação à formação das expectativas, a “Crítica de Lucas” diz que: ao fazer previsões sobre os efeitos de uma mudança na política econômica, não se deve tomar como inalterado o comportamento dos agentes observados no passado.