Critérios de Excelência (Modelo de Excelência)

0
247

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO ERRADA: A liderança, um dos critérios de excelência que compõem o modelo de excelência da gestão, aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e ao controle externo sobre a direção dessa organização.

Os oito Critérios de Excelência referem-se a:

  1. Liderança– Aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa; e ao controle de resultados pela direção.
  2. Estratégias e Planos– Aborda os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias, inclusive aqueles referentes ao estabelecimento de metas e à definição e ao acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
  3. Clientes– Aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento de informações de clientes e mercado e à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
  4. Sociedade– Aborda os processos gerenciais relativos ao respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização.
  5. Informações e Conhecimento– Aborda os processos gerenciais relativos ao tratamento organizado da demanda por informações na organização e ao desenvolvimento controlado dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento.
  6. Pessoas – Aborda os processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho, ao desenvolvimento de competências das pessoas e à manutenção do seu bem-estar.
  7. Processos– Aborda os processos gerenciais relativos aos processos principais do negócio e aos de apoio, tratando separadamente os relativos a fornecedores e os econômico-financeiros.
  8. Advertisement
  9. Resultados– Aborda os resultados da organização na forma de séries históricas e acompanhados de referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos de partes interessadas, para verificar o atendimento.

CEBRASPE (2018):

QUESTÃO CERTA: Julgue o item a seguir, com relação às ferramentas para o gerenciamento de processos, ao Prêmio Nacional da Qualidade e aos critérios de excelência do Prêmio Nacional da Gestão Pública. Aspectos relativos à liderança, pessoas e resultados fazem parte dos critérios de excelência que servem para mensurar o nível de administração de uma organização concorrente ao Prêmio Nacional de Gestão Pública.

São oito dimensões (critérios) que compõem o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), são eles:

  • Governança,

  • Estratégias e planos,

  • Público alvo,

  • Interesse público e cidadania,

  • Informação e conhecimento,

  • Pessoas,

  • Processos

  • Resultados.