CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ESTOQUE
Os critérios mais conhecidos para a avaliação dos estoques, segundo o artigo 295 do RIR/99, são:
– Preço específico: Consiste em atribuir a cada unidade do estoque o preço efetivamente pago por ela. O vendedor atribui o preço do produto de acordo com o valor que ele pagou pela unidade que está no estoque. Esse critério só pode ser utilizado para produtos de fácil identificação física, como, por exemplo, automóveis e máquinas de grande porte.
– PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai).
– UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai).
– Preço médio ponderado permanente.
– Preço médio ponderado mensal.
QUESTÃO ERRADA: A avaliação do estoque de mercadorias de uma empresa pelo método do preço específico é feita por meio do cálculo do custo das mercadorias vendidas ao final do período de apuração, levando-se em conta a média ponderada dos valores de aquisição e do estoque inicial.
QUESTÃO CERTA: Com referência à avaliação de estoques de modo geral, assinale a opção correta: Com a utilização do método do preço específico, o fluxo contábil dos bens coincide com o fluxo físico.
O critério de avaliação do preço específico consiste em atribuir a cada unidade do estoque o preço efetivamente pago por ela. É um critério que só pode ser utilizado para mercadorias de fácil identificação física, como imóveis para revenda, veículos novos e usados, etc; logo o fluxo contábil dos bens coincide com o fluxo físico.