CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: A existência de consórcios intermunicipais de saúde se estrutura como um processo vertical de cooperação, uma vez que envolve instituições que estão no mesmo plano ou nível organizacional.
A existência de consórcios intermunicipais de saúde se estrutura como um processo HORIZONTAL de cooperação, uma vez que envolve instituições que estão no mesmo plano ou nível organizacional.
FUMARC (2018):
QIESTÃO CERTA: Ao tratar das particularidades do trabalho do/da Assistente Social no Sistema Único de Saúde (SUS), Costa (2006) recorre às ideias de Nogueira (1991, p. 12) para discutir questões relacionadas a processos de cooperação que acontecem na esfera dos serviços. Os processos de cooperação a que se refere a questão são: Cooperação vertical e Cooperação horizontal.
Nogueira (1991:2) afirma que na esfera dos serviços o trabalho tem uma singularidade, marcada pela natureza e modalidade dos processos de cooperação, quais sejam: a cooperação vertical — diversas ocupações ou tipos de trabalhadores que participam de uma determinada hierarquia — e a cooperação horizontal — diversas subunidades que participam do cuidado em saúde. Ambos os níveis de cooperação envolvem uma complexidade de relações com a organização da política administrativa dos serviços de saúde, com as demandas dos usuários, com o Estado, com a indústria farmacêutica e de equipamentos biomédicos. Fonte:http://www.fnepas.org.br/pdf/servico_social_saude/texto2-7.pdf