Conversão do Tácito para Explícito

0
348

Última Atualização 26 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Desejando externalizar o conhecimento tácito que determinado colaborador detenha sobre a elaboração de estudos técnicos, por exemplo, a organização deve documentar esse conhecimento de modo que seja possível a outros colaboradores reproduzi-lo facilmente. Nesse tipo de situação, observa-se a conversão do conhecimento tácito em explícito.

QUESTÃO ERRADA: Os modos de conversão do conhecimento tácito em explícito referem-se à socialização e à combinação.

Tácito em tácito: socialização –> compartilhar = conhecimento compartilhado.

Tácito em explícito: externalização –> conceituar = conhecimento conceitual.

Explícito em tácito: internalização –> operacionalizar = conhecimento operacional.

Explícito em explícito: combinação –> sistematizar = conhecimento sistêmico.

QUESTÃO ERRADA: Um exemplo de processo de externalização é reaprender a experiência de outros integrantes.

Errado! Isto é socialização! A socialização é um processo de compartilhamento de experiências e, a partir daí, da criação do conhecimento tácito, como modelos mentais e habilidades técnicas compartilhadas. Um indivíduo pode adquirir conhecimento tácito diretamente de outros indivíduos, sem usar a linguagem. Vejamos a externalização…a externalização é um processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos. Pode ser definido também como um processo de criação do conhecimento perfeito, nas medidas em que o conhecimento tácito se torna explícito, expresso na forma de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.

QUESTÃO CERTA: A conversão do conhecimento explícito em explícito gera o conhecimento sistêmico.

QUESTÃO CERTA: A socialização pode ser entendida como a conversão do conhecimento tácito em novo conhecimento tácito.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: O compartilhamento do conhecimento depende de atitudes favoráveis à transferência de aprendizagens e experiências entre as pessoas em função dos tipos de tecnologias de informação e comunicação existentes nas organizações.

A troca de conhecimento tácito (socialização) pode acontecer com um simples diálogo.

QUESTÃO ERRADA: Considere que, em uma organização, os profissionais capazes de criar maquetes de prédios mostrem a seus aprendizes que, por meio da observação e imitação, eles obterão o conhecimento do assunto. Nessa situação, o processo de construção de conhecimento é realizado do conhecimento tácito para o explícito.

Trata-se de SOCIALIZAÇÃO – ou seja, Tácito para Tácito – que consiste na transmissão direta de conhecimentos tácitos, e ocorre, em geral, através de observação, imitação e prática, segundo Nonaka e Takeuchi (2008).