Controle estatístico de processo (CEP)

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O Controle Estatístico de Processos (CEP) é uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.

Após a coleta dos dados é fundamental que eles sejam analisados e que padrões sejam definidos, encontrar valores ou fatores de controle que serão chamados de limites de controle e são divididos em três tipos:

Limite superior de controle (LSC): é o maior limite aceito pelo processo, analisado através de uma variação especificada posteriormente.

Limite de controle (LC): é o valor zero ou ideal para a amostra, exemplo um produto com peso nominal de 500g tem peso ideal igual a 500g, ou seja, sem qualquer variação.

Limite inferior de controle (LIC): é o menor limite aceito pelo processo.

O Controle Estatístico do Processo (CEP) tem como objetivo:

  • Fornecer uma radiografia do processo, identificando sua variabilidade e possibilitando o controle dessa variabilidade ao longo do tempo por meio da coleta de dados continuada, análise e bloqueio de possíveis causas especiais que estejam tornando o sistema instável.
  • Abrir caminho para melhorias contínuas, uma vez que garante um processo estável, previsível, com uma identidade e capacidade definidas, cuja evolução pode ser facilmente acompanhada.
  • Possibilitar o monitoramento das características de interesse, assegurando que elas irão se manter dentro de limites pré-estabelecidos e indicando quando devem ser tomadas as ações de correção e melhoria.
  • Aumentar a capacidade dos processos, reduzindo refugo e retrabalho, e, por consequência, o custo da má qualidade.

QUESTÃO CERTA: O controle estatístico do processo (CEP) é realizado por amostragem e tem por finalidade identificar as causas comuns e especiais relativas aos processos.

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Com relação às causas de variação do processo, no que tange ao seu controle estatístico e à sua melhoria, assinale a opção correta: Quando apenas causas comuns interferem no processo, suas variáveis mantêm-se nos limites de controle, preservando-se o fluxo sem intercorrências.

Causas comuns são aquelas relacionados ao desenho, à estrutura e aos responsáveis pelo processo ou pelo manuseio. São naturais ao objeto de estudo. É o que faz as médias móveis variarem em torno da média central [para cima E para baixo], sem fugir dos limites máximo ou mínimo da carta controle. Exemplo: diferentes técnicos de laboratórios usando a mesma pipeta para medir um mesmo volume. A variação nos valores decorre da experiência do técnico em manusear o instrumento.

Causas especiais são imprevisíveis e esporádicas. São visíveis no CEP quando: os valores médios ultrapassam os limites mínimo ou máximo OU quando os valores tendem a ficar somente em um dos lados da carta controle. Exemplo: contaminação com bactérias, desastres naturais, mudança de reagentes químicos etc.

QUESTÃO ERRADA: As ferramentas de controle estatístico de processo (CEP) surgiram com a intensificação do uso do BPM (business process management) e estão diretamente relacionadas ao monitoramento e à medição das atividades empresariais por meio de sistemas operacionais e processos de negócios.

O controle estatístico do processo está relacionado com a era da inspeção da qualidade, no qual a qualidade era verificada pela inspeção aleatória do produto.

O BPM (business process management) é uma ferramenta moderna de modelagem dos processos da organização.

QUESTÃO CERTA: Para controlar a qualidade dos seus processos de serviços, uma organização pode utilizar o controle estatístico de processos, pelo qual se evidenciam desvios ou tendências a desvios de processos.

QUESTÃO CERTA: Controle estatístico de processo e amostragem de aceitação são métodos de verificação da qualidade de uma amostra de um produto ou serviço.

QUESTÃO CERTA: O controle estatístico de processo foi criado pelo físico e estatístico americano Walter Andrew Shewhart.

O C.E.P (Controle Estatístico de Processo) é uma ferramenta estatística que foi inventada na década de 20 por Walter Andrew Shewhart ele se transferiu, em 1925, para os laboratórios da Bel Telefones, onde trabalhou com ferramentas estatísticas para examinar quando uma ação corretiva deveria ser aplicada a um processo.

QUESTÃO CERTA: No controle estatístico de qualidade, determinado processo que esteja sujeito à ação de causas especiais deverá ser considerado como fora de controle.

Causas de variação especiais: ocorrem por motivos claramente identificáveis e que podem ser eliminados. As causas especiais alteram o parâmetro do processo, média e desvio padrão, pois estão fora dos limites de controle.

QUESTÃO CERTA: O desvio padrão, importante ferramenta de controle estatístico, permite calcular a variabilidade de um processo, ou seja, se os resultados estão mais ou menos concentrados ou dispersos entre si.

QUESTÃO CERTA: Quando se utiliza uma ferramenta estatística para a realização do controle de um processo, o valor zero deve ser considerado como limite de controle ideal.

“O controle estatístico de processos (CEP) é usado para entender, reduzir ou eliminar variabilidade em processos que são instáveis devido a taxas de erros e/ou ineficiência. Essa redução na instabilidade do processo melhorará o processo em si.” – CBOK, 2013.

Quanto mais perto de zero o processo estiver, melhor vai ser, pois isso significa um baixo nível de variabilidade.

QUESTÃO CERTA: Entre as ferramentas mais utilizadas para a gestão da qualidade em organizações, destacam-se o controle estatístico de qualidade — que se destina a localizar erros ou desvios no processo produtivo, em comparação com o processo idealizado — e a qualidade total — instrumento de análise de toda a organização, de fornecedores a clientes.

QUESTÃO ERRADA: O controle estatístico de processos (CEP) possibilita o monitoramento das características de interesse, assegura que elas estarão dentro dos limites estabelecidos, mas não indica quando devem ser tomadas ações de correção e melhoria.

O principal objetivo do CEP é possibilitar um controle eficaz da qualidade, feito pelo próprio operador em tempo real. Isso aumenta o comprometimento do operador com a qualidade do que está sendo produzido e libera a gerência para as tarefas de melhoria. O CEP possibilita o monitoramento das características de interesse, assegurando que elas irão se manter dentro de limites preestabelecidos e indicando quando devem ser tomadas ações de correção e melhoria. É importante ressaltar a importância de se detectar os defeitos o mais cedo possível, para evitar a adição de matéria-prima e mão-de-obra a um produto defeituoso.

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