QUESTÃO CERTA: A respeito das contas de receitas e despesas, assinale a opção correta: As contas de receitas e despesas são contas de resultado, também denominadas de contas temporárias, pois seus saldos são encerrados para a apuração do resultado da entidade.
Contas de RESULTADO: têm os seus saldos encerrados ao final do exercício social;
Contas PATRIMONIAIS: os seus saldos NÃO são encerrados ao final do exercício social.
QUESTÃO ERRADA: O plano de contas de uma empresa não financeira inclui adiantamentos de contratos de câmbio; benfeitorias em propriedades de terceiros; constituição de provisão para redução a valor recuperável; despesas do exercício seguinte pagas antecipadamente; e empréstimos a longo prazo. Em relação a essas contas, julgue o item a seguir. Três dessas contas são patrimoniais, e duas, de resultado.
Adiantamentos de Contratos de Câmbio: É um direito da empresa, classificado no ativo circulante, quando nada for dito em relação ao prazo, de natureza devedora.
Benfeitorias em Propriedades de Terceiros: É uma conta de natureza devedora classificada no ativo não circulante.
Constituição de Provisão para Redução a Valor Recuperável: É uma conta de natureza credora classificada no ativo não circulante (retificadora).
Despesas do Exercício Seguinte Pagas Antecipadamente: É um direito da empresa, tendo em vista que as despesas foram pagas antecipadamente, ou seja, é uma conta de natureza devedora classificada no ativo circulante (conta patrimonial).
Empréstimos a Longo Prazo:
Resolução
Todas as cinco contas são patrimoniais.
GABARITO: Errado
QUESTÃO CERTA: O plano de contas de uma empresa não financeira inclui adiantamentos de contratos de câmbio; benfeitorias em propriedades de terceiros; constituição de provisão para redução a valor recuperável; despesas do exercício seguinte pagas antecipadamente; e empréstimos a longo prazo. Em relação a essas contas, julgue o item a seguir. Três dessas contas têm saldo de natureza devedora e duas têm saldo de natureza credora.
Adiantamentos de contratos de câmbio; (PC – Credor)
Benfeitorias em propriedades de terceiros; (ANC – Devedor)
Constituição de provisão para redução a valor recuperável; (Despesa – Devedor)
Despesas do exercício seguinte pagas antecipadamente; (AC – Devedor)
Empréstimos a longo prazo (PNC – Credor)