Contas de resultado e patrimoniais

0
103

QUESTÃO CERTA: Na elaboração do balanço financeiro, são utilizados critérios diferenciados para registrar os ingressos e os dispêndios orçamentários e extraorçamentários, pelas características peculiares das contas de resultado e patrimoniais.

Na elaboração do Balanço Financeiro são utilizados critérios diferenciados para os ingressos e dispêndios orçamentários e extraorçamentários pelas características peculiares de contas de resultado e patrimoniais, conforme especificação a seguir:

– As contas de resultado (receitas e despesas orçamentárias) são cumulativas, portanto, o saldo corresponde ao total do movimento financeiro ao período; e

– As contas patrimoniais (ingressos e dispêndios extraorçamentários) não são cumulativos, portanto, o saldo decorre da diferença das entradas e saídas de recursos movimentados continuamente.

QUESTÃO ERRADA: Receitas de capital e despesas de capital representam elementos componentes do patrimônio e, como tal, têm seus saldos acumulados de um ano para o outro.

Advertisement

As contas de resultados (RECEITAS E DESPESAS) são transitórias utilizadas para apuração do resultado do exercício financeiro em questão. Ou seja, os seus saldos são zerados a cada encerramento de exercício. Dessa forma, os saldos não acumulados de um exercício para outro.

QUESTÃO CERTA: A conta resultado apurado é utilizada na apuração do resultado do exercício, por ocasião do seu encerramento.