Conta Corrente em Balanço de Pagamentos

0
1187

Última Atualização 24 de março de 2021

Fonte da Figura: Pro Educacional.

A conta corrente divide-se em quatro partes (balança comercial, balança de serviços, renda primária e renda secundária). Já a conta de capital divide-se em conta capitais autônomos (conta capital e financeira), erros e omissões e conta capitais compensatórios (reservas).

QUESTÃO ERRADA: A estrutura do balanço de pagamentos permite compreender o movimento internacional de capitais. Nesse movimento, a conta de serviços registra os pagamentos (e os recebimentos) de serviços da dívida externa (juros) e o serviço do capital de risco (lucros e dividendos), doações e repatriações.

Lucros e Juros estão colocados em “Rendas Primárias”. Já repatriações estão na conta capital. É uma assertiva sobre a disposição do BP.

Na conta de Serviços, são lançados fretes, seguros, turismo e remessas.

Saldo em transações correntes = balança comercial (BC) + balança de serviços (BS) + conta de renda primária + conta de renda secundária.

Quando se fala de juros, lucros e dividendos o registro é na conta de renda primária.

Advertisement

Quando se fala de doações, o registro é na conta de renda secundária.

Na conta de serviços são registrados fretes, seguros, alugueis de equipamentos, turismo, etc. Registra-se importação e exportação de serviços.

QUESTÃO ERRADA: O gráfico acima mostra os saldos em conta corrente do balanço de pagamentos do Brasil a partir de 1995. Com base nessa informação, julgue o item abaixo. Entre 2003 e 2007, é correto afirmar que o Brasil financiou o excesso de consumo doméstico sobre o montante de bens e serviços produzidos internamente por meio da absorção de poupança externa.

Negativo. O Brasil financiou o mundo nesses anos.