QUESTÃO ERRADA: Dois indivíduos com consumos idênticos possuem iguais preferências.
JUSTIFICATIVA – ERRADO. Considerem-se dois consumidores cujas preferências são dadas por: U = x + 2y e U = x + 3y que dispõem ambos de 100 u.m. Os preços são: Px = 2 e Py = 1. Para ambos os consumidores a escolha óptima será 0 x = e 0 y =. No entanto, esses consumidores não apresentam a mesma TMS pelo que as suas preferências não são idênticas. Portanto, este exemplo demonstra que a frase é falsa.
Lula: 5 Pingas + 2 refrigerantes = 7 bebidas
Dilma: 2 Pingas + 5 refrigerantes = 7 bebidas
(Consumo idêntico, porém preferências distintas)
Devido à incapacidade de indicarmos números as utilidades (um conjunto de preferências representado por uma função utilidade pode ser também representado por outra função resultante de uma transformação monotônica) é impossível compararmos a utilidade de duas pessoas diferentes, logo, a questão já está errada quando tenta realizar a comparação.
Caso a questão adicionasse a hipótese que a função utilidade dos dois sujeitos é a mesma e que ambos são tomadores de preços, poderíamos sim afirmar que a utilidade de ambos é a mesma, pois a condição de primeira ordem faria com que o negativo entre a razão dos preços se tornasse igual a razão entre a utilidade marginal de ambos os bens.
Como a questão não fez essas afirmações adicionais não podemos inferir que a utilidade de ambos os agentes é a mesma.