Conflito percebido (latente) experenciado e manifesto

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QUESTÃO CERTA: Em ambientes de trabalho, há certos conflitos que prejudicam o bom relacionamento entre as pessoas. Quando tais conflitos não se explicitam, são considerados latentes.

QUESTÃO ERRADA: É de suma importância buscar gerenciar adequadamente os conflitos ainda que sejam latentes.

O que é de suma importância é tentar identifica-los.

Conflito percebido: as partes PERCEBEM e COMPREENDEM que o conflito existe porque sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existe a possibilidade de interferência. É o chamado CONFLITO LATENTE, que as partes PERCEBEM existir potencialmente;

Conflito experienciado: quando o conflito provoca sentimentos de HOSTILIDADE, RAIVA, MEDO, DESCRÉDITO entre uma parte e outra. É o chamado CONFLITO VELADO, quando é DISSIMULADO, OCULTO e não manifestado externamente com clareza;

QUESTÃO ERRADA: O conflito percebido é quando ele provoca sentimentos de hostilidade e raiva.

Conflito manifesto: quando o conflito é expresso e manifestado pelo comportamento, que é a interferência ativa ou passiva por pelo menos uma das partes. É o chamado CONFLITO ABERTO, que se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas.

QUESTÃO CERTA: O conflito manifestado é o chamado conflito aberto, que se apresenta sem dissimulação.

QUESTÃO CERTA: Em alguns tipos de conflitos, as pessoas necessitam de coerência e senso lógico para atingir uma sensação de bem-estar e harmonia umas com as outras. Quando um conflito se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas, denomina-se conflito: manifestado.

QUESTÃO CERTA: Os conflitos emergentes são disputas: em que as partes são identificadas, a disputa é reconhecida e muitas questões estão claras, entretanto, não ocorreu uma negociação cooperativa viável ou um processo de resolução de problemas.

Qualquer conflito começa por ser um conflito latente. Uma inconsistência, uma falta de comunalidade, que ainda se situa no foro íntimo, é o primeiro passo do desenvolvimento do conflito. Aqui existem várias possibilidades para se lidar com a situação: pode-se negá-la, fazer de conta que não é nada de importante e esperar esquecer o ocorrido. O conflito latente é caracterizado por forças implícitas que não foram reveladas de forma clara e plena, e não chegaram ainda a um conflito extremo. Exemplos de conflitos latentes são as mudanças nos relacionamentos pessoais em que uma das partes não tem consciência da seriedade do conflito ocorrido na outra parte. Neste tipo de conflitos, a transparência pode ajudar os participantes a identificarem as mudanças ou os problemas que preocupam e podem pôr em causa o futuro.

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– Conflitos emergentes, são conflitos em que as posições das partes estão identificadas. Certas situações que causam desconforto não são recalcadas ou mantidas na indiferença. É bom identificá-las e exprimir junto do outro o seu impacto, enquanto elas perturbam. Seguidamente, devem ser negociadas, de modo a evitar que conflitos emergentes se transformem em conflitos manifestos. Num conflito emergente, é reconhecido que alguma coisa causa desconforto, algumas questões estão claras, no entanto não ocorreu nenhuma negociação cooperativa viável ou um processo de resolução dos problemas. Estes conflitos têm um potencial para crescer se um procedimento de resolução não for encontrado e implementado. Neste caso, um processo de negociação auxilia as partes para que comecem a comunicar e a chegar a acordos.

– Uma união na base de comunalidades identificadas como suficientemente fortes para levar duas pessoas a juntarem as suas vidas, pode ser perturbada gravemente por conflitos manifestos. Neste caso, a aceitação explícita de que existe uma situação de conflito em que as partes estão envolvidas numa disputa ativa e contínua põe em causa a felicidade do casal. Talvez o casal tenha começado a negociar, mas chegou a um ponto de bloqueio. As feridas estão abertas e por vezes extravasa para fora de portas a gravidade da situação de conflito.

CEBRASPE (2006):

QUESTÃO CERTA: No trabalho, as relações entre colegas ou com as chefias podem causar tensões, frustrações ou agressividades. Quando há compreensão e apoio no grupo, essas situações tendem a ser menos frequentes.

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