Conflit Construtiv

0
1102

Última Atualização 8 de janeiro de 2021

Conflito Construtivo

Sobre o Conflito Construtivo, Follett afirma que as divergências são extremamente importantes porque revelam uma diferença de opinião que cedo ou tarde se manifestará, de forma danosa ou não. Follett afirma que existem três soluções possíveis para o conflito:

  1. A primeira seria a dominação, onde um dos lados, o mais forte provavelmente, predominará e terá suas exigências atendidas, enquanto o outro lado não terá nenhuma de suas exigências atendidas, e assim, o conflito será na verdade sufocado.

  2. A segunda alternativa apontada por Follet diz que os dois lados cederão cada qual um pouco, e um meio-termo será adotado como solução. A esse método denominou conciliação, uma alternativa apontada por ela como nociva a ambos os lados, já que nenhum tem suas reivindicações plenamente atendidas.

  3. A solução ideal proposta por ela é a Integração, na qual a resposta ao dilema não está concretizada e deve, portanto, ser pensada, inovada, criada. A Integração parte do pressuposto que o conflito existe porque demandas não são atendidas, e essas demandas não devem ser suprimidas, e sim supridas.

Mary Parker Follet antecipou em muito o que décadas depois os estudiosos de Administração viriam dizer. A primeira a fazer a abordagem de Relações Humanas foi Mary Parker Follett, que acreditava em uma sociedade mais justa, com o enfoque na gerência e nas funções administrativas, formando uma organização social. Formou quatro princípios fundamentais da coordenação:

1° Princípio do contato direto: estreitar os contatos diretos entre as pessoas interessadas e responsáveis, seja na hierarquia horizontal ou vertical;

2° Princípio de planejamento: envolvimento das pessoas em um trabalho desde o momento do planejamento e da estruturação;

3° Princípio das relações recíprocas: todos os elementos de um referido grupo devem estar reciprocamente relacionad os; (RESPOSTA DA QUESTÃO)

Advertisement

4° Princípio do processo contínuo de coordenação: a coordenação é um processo continuado. Para Follett, cada decisão é o momento de um processo e assim ocorrerá o conflito, porque as pessoas são diferentes e divergem. Isso levou a criação da Lei da Situação: onde os funcionários devem estar subordinados a um processo e não a uma pessoa.

Follett, apontava três métodos para a resolução de conflitos:

Método da força (dominação): a administração atinge seus objetivos em relação aos operários através da força, da ameaça de redução, da satisfação de necessidades;

Método da barganha (conciliação): os conflitos são resolvidos através da troca de concessões, de um compromisso entre empregados e a administração, em que as necessidades de ambos são satisfeitas;

Método da integração: envolve o uso de outras ferramentas que levem os indivíduos a se dedicar mais à organização.

Ex.: métodos mais participativos e democráticos.

QUESTÃO CERTA: Os três métodos de solução de conflitos descritos por Mary Parker Follet, na Teoria de Relações Humanas, representam situações vividas dentro das organizações. São elas: I. situações em que há sempre a vitória de uma parte interessada sobre outra. II. situação em que cada pessoa cede um pouco afim de que o trabalho possa ser continuado. III. situações caracterizadas por soluções nas quais ambas as partes encontram espaço sem sacrifícios. Assinalea alternativa CORRETA. A( ) Asituação I refere-se ao método da dominação. B( ) Asituação I refere-se ao método da integração. C( ) Asituação II refere-se ao método da dominação. D( ) Asituação III refere-se ao método da conciliação. E( ) Asituação II refere-se ao método da integração.