QUESTÃO ERRADA: A concorrência monopolista é caracterizada por produtos iguais, muitos compradores e muitos vendedores, mas, nesse modelo de concorrência, a entrada e a saída de novas empresas são dificultadas, diferentemente do que ocorre na competição perfeita.
Comentário: Amigos os marcados em vermelhos são os erros. A concorrência monopolística é um tipo de mercado no qual existem muitas empresas vendendo produtos diferenciados que são substitutos próximos entre si. Então, podemos considerar a existência de um grande número de compradores e de vendedores, cada empresa produzindo um produto diferenciado, embora seja substituto próximo dos produzidos pelas outras empresas. Identificamos também a livre entrada e saída das empresas.
Exemplo: É só você lembrar do mercado de restaurantes. Esse mercado tem características típicas da concorrência monopolística. Em cada grande cidade existem centenas de restaurantes com grande variedade de comidas, preços ou serviços. A entrada (e saída) no mercado é fácil e a publicidade reforça a diferenciação.
QUESTÃO ERRADA: No curto prazo, os produtores de um mercado monopolista comportam-se de maneira diferente daqueles que atuam em concorrência monopolista.
No curto prazo, o mercado de concorrência monopolística comporta-se como o de monopólio. Ambos maximizam lucros quando receita marginal iguala o custo marginal, e podem ter lucros positivos, negativos ou nulos
Já no longo prazo o produtor em concorrência monopolista tende a comportar-se como de concorrência perfeita, obtendo lucro nulo.
Concorrência Monopolista (Concorrência Imperfeita)
Como não existem barreiras para a entrada de firmas, a longo prazo há tendência apenas para lucros normais (RT=CT), como em concorrência perfeita, ou seja, os lucros extraordinários a curto prazo atraem novas firmas para o mercado, aumentando a oferta do produto, até se chegar a um ponto em que persistirão lucros normais, quando então cessa a entrada de concorrentes.
QUESTÃO ERRADA: Normalmente, mercados em concorrência monopolística exigem defesa da concorrência ou mesmo regulação por parte do Estado.
Essas são as características do monopólio, e não da concorrência monopolística:
Concorrência monopolística: várias firmas produzindo produtos parecidos (os produtos não são homogêneos como na concorrência perfeita, no entanto, são altamente substituíveis entre si);
Tipos de barreiras para monopólios:
a) Patente: é concedida pelo governo, dando ao inventor o direito exclusivo de vender seu novo produto durante determinando período de tempo.
b) Monopólio legal: O governo concede o poder de monopólio.
c) Licenciamento ou franquia: o governo designa uma empresa para vender determinado produto ou serviço.
d) Economia de escala: monopólio natural (é uma situação de mercado em que os investimentos necessários são muitos elevados e os custos marginais são muito baixos. Caracterizados também por serem bens exclusivos e com muito pouca ou nenhuma rivalidade);
e) Propriedade exclusiva de matéria-prima: Empresas estabelecidas podem estar protegidas da entrada de novas empresas, pelo seu controle das matérias-primas, ou outros recursos-chaves para produção.
f) Lobby político: Por influência política surgem as condições de um monopólio.
QUESTÃO CERTA: A competição monopolística assemelha-se à competição perfeita, visto que os lucros econômicos tendem a reduzir-se a zero.
Essas estruturas têm por semelhança o fato de os lucros econômicos tenderem a zero no longo prazo.
Competição monopolística é uma estrutura de mercado em que muitas empresas vendem produtos que são similares, mas não idênticos.
A competição monopolística descreve mercados que têm os seguintes atributos:
#Muitos vendedores: há muitas empresas concorrendo pelo mesmo grupo de clientes
# Diferenciação dos produtos: cada empresa produz um produto pelo menos um pouco diferente dos produtos das demais empresas. Assim, em vez de ser tomadora de preços, cada empresa se defronta com uma curva de demanda de inclinação descendente.
# Livre entrada: as empresas podem entrar no mercado e sair dele sem restrições. Assim, o número de empresas do mercado se ajusta até que o lucro econômico chegue a zero.
A competição monopolística é uma estrutura de mercado que está entre os casos extremos de competição e de monopólio.
QUESTÃO CERTA: Em uma competição monopolística, o consumidor tem à sua disposição uma diversidade de produtos.
Na competição monopolística há de fato uma concorrência com uma diversidade de produtos. Cuidado para não confundir com monopólio!
A competição monopolística (ou concorrência imperfeita) é um mercado concorrencial, onde cada produtor detém o monopólio do seu produto/marca. Veja que, apesar de a firma inserida em uma concorrência monopolística deter o monopólio de seu produto, ela está inserida dentro de uma concorrência. Ou seja, ela não é a única produtora no mercado (não é monopolista).
Exemplo: lojas de roupas (muitas firmas, muitos compradores, porém o produto é diferenciado, cada loja possui o monopólio da sua marca).
Em Economia, a concorrência ou competição monopolística é uma estrutura de mercado em que são produzidos bens diferentes, entretanto, com substitutos próximos passíveis de concorrência.
Trata-se de uma estrutura de mercado intermediária entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio pelas seguintes características:
Número relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porém com segmentos de mercados e produtos diferenciados, seja por características físicas, embalagem ou prestação de serviços complementares, como por exemplo, pós-venda;
Margem de manobra para fixação dos preços não é muito ampla, uma vez que existem produtos substitutos no mercado;
Muitos compradores e muitos vendedores;
Consumidores têm as suas preferências definidas e vendedores tentam diferenciar os seus produtos, daqueles produzidos pelos seus concorrentes diretos, ou seja, os bens e serviços são heterogéneos;
Existem barreiras de entrada, como diferenciação do produto, canais de distribuição (quanto mais controlada a distribuição no atacado e no varejo mais difícil é a entrada de novos concorrentes), tecnologias e etc.
QUESTÃO ERRADA: O custo C(Q), em R$ milhões, de uma indústria monopolista produtora de aço, para produzir Q toneladas de aço é expresso por C(Q) = 44 – 10 × Q + Q2. A curva de demanda desse produto, em R$ milhões por tonelada, é P(Q) = 50 – 4 × Q. A partir dessas informações, julgue o item subsecutivo. Se P(Q) = 50 – 29 × Q fosse a curva da demanda, e não P(Q) = 50 – 4 × Q, a empresa monopolista continuaria obtendo lucro positivo.
Lucro = RT – CT = PxQ – CT = (50×1 – 29×1^2) – (44 – 10×1 + 1^2) = (50 – 29) – (44 – 10 + 1) = 21 – 35 = – 14 mi de prejuízo
QUESTÃO CERTA: Na concorrência monopolística, os bens oferecidos pelas firmas apresentam algum grau de diferenciação, sendo, portanto, não homogêneos.