QUESTÃO CERTA: “A Contabilidade deverá evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vigentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis. O registro contábil da receita e da despesa far-se-á de acordo com as especificações constantes da Lei de Orçamento e dos créditos adicionais.” Pode-se afirmar, com base no texto, que: Em função desta especificidade da Contabilidade Pública as suas receitas e despesas seguem, primordialmente, o conceito orçamentário e não o conceito estritamente contábil.
CORRETA – A Contabilidade pública brasileira é muito influenciada pela execução do orçamento. Isto porque a grande maioria dos órgãos e entidades públicas não possui finalidade lucrativa e dependem quase exclusivamente de dotações orçamentárias para sobreviverem. De fato, a maior parte das variações patrimoniais tem origem no processamento da receita e da despesa orçamentária.
QUESTÃO ERRADA: Para fins contábeis, quanto ao impacto na situação líquida patrimonial, a receita pode ser “corrente” ou de “capital”.
Resposta: Errado.
Fins Orçamentários: Corrente e de Capital
Fins Patrimoniais: Efetiva e Não efetiva