QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria ordinal do consumidor, as preferências do consumidor serão transitivas quando ele puder decidir se prefere a cesta A à B, se prefere a cesta B à A ou se é indiferente às cestas A e B.
Na transitividade os ordenamentos são consistentes, se prefiro A em relação a B, então também irei preferir o que está mais próximo de A em relação a B.
O texto fala a respeito do ordenamento, capacidade de colocar em ordem a sua preferência e isso é o axioma de completude ou integralidade.
Teoria ordinal: utilidades são ordenadas de modo a mostrar apenas a ordem de preferência. Toda a teoria do consumidor é embasada em funções do tipo ordinal. Segundo a teoria ordinal, a ordem das curvas de preferência é o mais eficiente meio de comparar cestas de bens.
A classificação das possibilidades de consumo são derivadas de funções de utilidades ordinais.
Teoria cardinal: preocupação em informar em valor numérico o grau de utilidade do consumidor.
Premissas das preferências dos consumidores:
Completas, integrais ou exaustivas: Preferências são completas. Consumidor pode comparar e ordenar todas as cestas de mercado. É possível comparar duas cestas quaisquer de bens.
Transitividade (consistência): se consumidor prefere cesta A à B e prefere B a C, então ele também prefere A à C.
Não saciedade / monotonicidade: quanto mais, melhor; maior quantidade de um bem é sempre preferível à menor quantidade do mesmo.
Reflexividade: uma cesta de mercadorias é tão boa quanto ela mesma.
As Preferências racionais são completas (integrais; exaustivas) e transitivas (consistentes).
Gabarito: Errado, pois a questão trata da premissa da completeza.
Obs: as partes sublinhadas são as que eu mais vi cair em questões…
QUESTÃO ERRADA: As premissas de integralidade, transitividade e monotonicidade explicam as preferências de um consumidor racional.
De fato, a racionalidade do consumidor está apoiada sobre três premissas básicas.
São elas: integralidade (conseguem ordenar suas preferências), transitividade (o ordenamento das preferências é consistente) e monotonicidade (mais de um bem é sempre melhor que menos).
No entanto, o que explica a racionalidade das preferências de um consumidor racional são apenas a Integralidade e a Transitividade.