Competências duráveis

0
4094

Última Atualização 24 de dezembro de 2020

QUESTÃO CERTA: técnicas, humanas, conceituais. As competências são qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas. Para ser bem-sucedido, todo profissional precisa desenvolver três competências duráveis que são: conhecimento, perspectiva, atitude.

QUESTÃO CERTA: No livro Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações (2003:4), Chiavenato relata que o administrador precisa desenvolver três competências duráveis para ser bem-sucedido profissionalmente. São elas: Conhecimento, perspectiva e atitude.

QUESTÃO CERTA: Em um mundo em constante transformação, a aquisição de uma nova competência necessária significa quase sempre o abandono de outra que se tornou velha e ultrapassada. O segredo está em adquirir competências duráveis: aquelas que, mesmo em tempo de rápida mudança, não se tornam descartáveis nem obsoletas. Considerando-se os aspectos relacionados às competências duráveis, relacione a primeira coluna com a segunda.

1 – Conhecimento.

2 – Perspectiva.

3 – Atitude. 

(1 ) Atualização profissional. Reciclagem constante.

(2 ) Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.

(3 ) Espírito empreendedor e de equipe.

CHÁ – Conhecimentos, Habilidades e Competências // Existe uma linha que coloca o P, pra muitos como Postura. Ficando Chá Preto.

 

Conhecimento: Saber o que tem que ser feito, Conhecer. (Atualização profissional, Reciclagem)

 

Perspectiva: É a sua visão na forma de aplicar o conhecimento adquirido.

 

Atitude: É mais do que o conhecer e o saber fazer, é o QUERER FAZER!

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: O conhecimento é a competência durável que transforma o administrador em um agente de mudança nas empresas e organizações, e não simplesmente um agente de conservação. Representa a habilidade de colocar em ação os conceitos e ideias abstratas que estão na mente do administrador. 

O conceito acima se refere a atitude!

QUESTÃO CERTA: Para Katz, existem três tipos de habilidades importantes para o desempenho administrativo bem-sucedido: as habilidades técnicas, humanas e conceituais, que requerem certas competências pessoais para serem colocadas em ação com êxito. Considerando os desafios que o administrador enfrenta para ser bem-sucedido profissionalmente, ele precisa desenvolver as três competências duráveis: conhecimento, perspectiva e atitude. 

QUESTÃO CERTA: A competência durável, caracterizada pela capacidade de transformar teoria em prática na análise das situações e soluções de problemas e na condução do negócio das organizações, denomina-se: perspectiva.

COMPETÊNCIAS DURÁVEIS DO ADMINISTRADOR

1. CONHECIMENTO: Saber

2. PERSPECTIVA: Saber Fazer

3. JULGAMENTO: Saber Analisar

4. ATITUDE: Saber Fazer Acontecer