Clima e Cultura Organizacional: comparação e exemplos

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Última Atualização 29 de dezembro de 2021

QUESTÃO CERTA: Ao fazer referência a uma variável importante do chamado “comportamento organizacional”, pode-se dizer que ela representa a forma como a organização aparece para seus integrantes e para o ambiente externo. A variável é: a cultura organizacional.

QUESTÃO CERTA: O clima é passível de avaliação, representando percepções, opiniões e sentimentos, enquanto a cultura contempla aspectos como valores e crenças.

Clima (passível de avaliação): percepções, opiniões e sentimentos;

Cultua: valores e crenças.

QUESTÃO CERTA: O conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização, refere-se à definição de: cultura organizacional.

Clima

Percepções/interpretações

Termo avaliativo/avaliação e Termo descritivo/constatação

Mais superficial

Classificado como favorável/não favorável

Mais fácil de mudar

Cultura

Valores/padrões/normas

Termo descritivo/constatação

Mais enraizado

Classificada como adaptativa ou não adaptativa
Mecanicistas ou orgânicas
Fortes ou fracas

Mais difícil de mudar

QUESTÃO CERTA: A cultura organizacional é um termo descritivo e não avaliativo.

QUESTÃO CERTA: Um aspecto da ambiência organizacional, que é conjuntural, não estrutural, e que reflete: 1) o grau de satisfação do pessoal com o ambiente interno da empresa e 2) a motivação dos membros da organização, denomina-se: clima organizacional.

QUESTÃO ERRADA: O novo gestor de uma organização poderá descrever, em análise rápida, a cultura organizacional vigente de maneira clara e aparente, a partir de seus aspectos formais e informais.

A cultura representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, produtividade e a preocupação com a qualidade de serviço ao cliente. A cultura exprime a identidade da organização. 

Ela é constituída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas, constituindo um complexo de representações mentais e um sistema coerente de significados que une todos os membros em torno dos mesmos objetivos e mesmo modo de agir. Ela serve de elo entre o presente e o passado e contribui para a permanência e a coesão da organização.

Assim, a cultura é aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização. 

Em outras palavras, a cultura organizacional representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização dia-a-dia e que direciona suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais. No fundo, é a cultura que define a missão e provoca o nascimento e o estabelecimento dos objetivos da organização. A cultura precisa ser alinhada juntamente com outros aspectos das decisões e ações da organização, como planejamento, organização, direção e controle para poder conhecer melhor a organização.

QUESTÃO CERTA: No que concerne aos atributos e elementos da cultura e do clima organizacional, tem-se que: a cultura é de mais difícil modificação, porém possui artefatos observáveis,

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como, por exemplo, os padrões utilizados nas instalações da organização.

QUESTÃO CERTA: A maior motivação dos funcionários, de uma perspectiva comportamental, depende: da adequada gestão do clima organizacional.

QUESTÃO CERTA: Os estudiosos da cultura organizacional costumam enfatizar que tal fenômeno, diferentemente do clima organizacional, é arraigado e de difícil mutação na organização, o que não impede a existência de aspectos formais e abertos, de fácil percepção por terceiros, denominados artefatos observáveis ou, simplesmente, artefatos.

QUESTÃO CERTA: Clima organizacional é o conjunto das percepções compartilhadas pelos empregados acerca de aspectos da vida organizacional.

QUESTÃO CERTA: Reflete o grau de satisfação do pessoal com o ambiente interno da empresa. Está vinculado à motivação, à lealdade e à identificação com a empresa, à colaboração entre as pessoas, ao interesse no trabalho, à facilidade das comunicações internas, aos relacionamentos entre as pessoas, aos sentimentos e emoções, à integração da equipe e outras variáveis intervenientes, conforme definidas por Likert. (Lacombe, 2011). O conceito de Likert converge para: o clima organizacional.

QUESTÃO CERTA: Sobre Cultura Organizacional considere:

I. É um modelo de pressupostos básicos que um grupo assimilou na medida em que resolveu os problemas de adaptação externa e integração interna, a tal ponto que ensina os novos membros.

II. Processo estratégico de mudança planejada que objetiva alavancar a organização a estágios cada vez mais avançados.

III. É estreitamente dependente do conjunto de valores das pessoas que a formam.

IV. Propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos seus membros e influencia o seu comportamento.

Está correto afirmar o que consta APENAS em: I e III.