Classificação de sistemas de administração

0
2926

QUESTÃO CERTA: Rensis Likert (1903 -1981) propõe uma classificação de sistemas de administração, definindo quatro perfis organizacionais: o autoritário-coercitivo, o autoritário-benevolente, o consultivo e o participativo.

Sistema 1 – “autoritário-coercitivo”

Neste esquema Likert retrata um sistema administrativo que controla de forma muito rígida todos os acontecimentos da empresa. Caracteriza-se por um processo decisório centrado apenas no topo da organização

Sistema 2 – “autoritário-benevolente”

É um sistema semelhante ao sistema 1, porém, é menos rígido. O processo decisório ainda se encontra na cúpula administrativa, mas pequenas decisões de natureza rotineira e simples são permitidas.

Sistema 3 – “consultivo”

Este sistema representa um grande avanço para o lado participativo, que é um último sistema. O processo decisório, portanto, é do tipo participativo e consultivo, ou seja, os demais níveis hierárquicos participam das decisões e dado importância as opiniões deles, porém, ainda sob controle da cúpula.

Sistema 4 – “participativo”

Caracteriza-se por ser o mais democrático e aberto. Apesar de cúpula administrativa ainda definir as diretrizes e controlar os resultados, o processo decisório é totalmente descentralizado aos níveis inferiores.

 

QUESTÃO CERTA: Rensis Likert, ao estudar a administração das pessoas nas organizações, propõe quatro estilos administrativos que se demonstram progressivamente abertos. Um deles envolve uma confiança condescendente nos subordinados que não se sentem à vontade para discutir os problemas com os superiores. O fluxo de informação é vertical e as políticas são definidas primariamente no topo da organização. Esse estilo administrativo descrito é o: autoritário benevolente.

QUESTÃO CERTA: A teoria comportamental oferece uma variedade de estilos de administração à disposição do administrador. Considerando as seguintes afirmativas sobre os sistemas de administração propostos por Rensis Likert, expoente dos estudos de Administração, é possível afirmar que o sistema consultivo: se utiliza de recompensas materiais, principalmente salários, como elemento motivacional, embora observadas ocasionais recompensas sociais e raras punições ou castigos.

QUESTÃO CERTA: O sistema administrativo de Likert em que se favorece a organização informal sadia e positiva, há ênfase nas recompensas materiais e simbólicas e as comunicações ocorrem nos sentidos vertical (descendente e ascendente) e horizontal, é o: consultivo.

QUESTÃO CERTA: Nos seus estudos, Likert verificou que os estímulos administrativos predominantes nas empresas podem ser representados num contínuo que vai desde o Sistema 1 até o Sistema 4. No Sistema 1, a administração: parece não ter confiança nos subordinados, pois dificilmente estes são envolvidos em qualquer aspecto do processo de tomada de decisão.

QUESTÃO CERTA: Likert definiu quatro perfis organizacionais, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Um desses perfis é o consultivo. Nas organizações que adotam esse sistema administrativo, as decisões são: participativas, a opinião das pessoas é considerada na definição das políticas e diretrizes da organização, e certas decisões específicas são delegadas e depois submetidas a aprovação.

Advertisement

QUESTÃO ERRADA: Se um diretor de hospital tem como prática enfatizar recompensas salariais, sociais e simbólicas aos funcionários, ele adota o sistema autoritário coercitivo, segundo Likert.

Negativo. Esse é o sistema participativo.

LIKErt  -> LIKE = 4 LETRAS = 4 Variáveis

 

Autoritário-coercitivo

Autoritário-benevolente

Consultivo

Participativo

QUESTÃO CERTA: Os quatro estilos de Likert, baseados no estilo de autoridade do líder, são: autoritário-coercitivo; autoritário-benevolente; consultivo e participativo.

QUESTÃO CERTA: Os perfis organizacionais dos quatro sistemas de Likert são desenvolvidos em função de quatro variáveis principais.

QUESTÃO CERTA: Análise a seguir, o conjunto de características de uma determinada organização

I. Processo decisorial: As decisões são totalmente delegadas aos níveis organizacionais. Embora o nível institucional defina as políticas e diretrizes, ele apenas controla os resultados, deixando as decisões totalmente a cargo dos diversos níveis hierárquicos. Apenas em ocasiões de emergência os altos escalões assumem decisivamente, porém sujeitando-se à ratificação explícita dos grupos envolvidos.

II. Sistema de comunicações: As comunicações fluem em todos os sentidos e a empresa faz investimentos em sistemas de informação, pois são básicos para sua flexibilidade e eficiência.

III. Relacionamento interpessoal: A formação de grupos espontâneos permite maior relacionamento entre as pessoas. As relações interpessoais baseiam-se na confiança mútua entre as pessoas e não em esquemas formais (como descrições de cargos ou relações formais previstas no organograma).

IV. Sistema de recompensas e punições: Há uma ênfase nas recompensas simbólicas e sociais, embora não sejam omitidas as recompensas materiais e salariais. Raramente ocorrem punições, as quais quase sempre são decididas e definidas pelos grupos envolvidos. Likert, um expoente da Teoria Comportamental, considera que a Administração nunca é igual em todas as organizações, e que pode assumir feições diferentes, dependendo das condições internas e externas existentes.

Diante das características delineadas e considerando a classificação de Likert, a organização supracitada apresenta um sistema: Participativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui