Clássica e keynesiana

0
453

Última Atualização 13 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Tanto no âmbito da macroeconomia neoclássica quanto no da macroeconomia keynesiana, admite-se uma relação estável de curto prazo entre o nível de emprego (N) e o produto real (Y): Y = f(N) , em que f(N) seja crescente e côncava.

QUESTÃO ERRADA: De acordo com a teoria keynesiana, os trabalhadores ofertam trabalho até o salário real igualar a utilidade marginal do lazer, também conhecida como desutilidade marginal do trabalho.

Keynes afirma que: os bens de consumo de assalariados equivalentes ao salário nominal vigente não representam a verdadeira medida da desutilidade marginal do trabalho e, assim, o segundo postulado deixa de ser válido.

Advertisement

Ele se refere ao segundo postulado CLÁSSICO, a questão estaria correta se fosse substituída a teoria keynesiana pela teoria clássica.

A questão também se mostra incorreta pelo conceito de “desutilidade marginal do trabalho“.

Desutilidade marginal (Marginal Disutulity of Labour) é qualquer motivo que induza um homem ou grupo de homens a recusar trabalho, em vez de aceitar um salário que para eles representa uma utilidade inferior a certo limite mínimo.