Caderno de Prova

Chave candidata e super chave

Super-Chave – É um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, nos permitem identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades. Em outras palavras, não podem existir duas ou mais linhas da tabela com o (s) mesmo (s) valores de uma Super-Chave. 

Chave Primária – são chaves cujo os atributos são usados para identificar as tuplas em uma relação. Geralmente, é escolhida a chave candidata de menor tamanho.

Chave Candidata – são super-chaves de tamanho mínimo, candidatas a serem chaves primárias da relação. Ou seja, atributo ou conjunto de atributos que permitem identificar de forma inequívoca qualquer tupla dessa relação. Este conjunto não pode ser reduzido sem perder qualidade.

As chaves candidatas, ao contrário das primárias e estrangeiras, não são efetivamente representadas no modelo lógico. Elas guardam mais relação com o processo de escolha da chave primária na etapa de projeto do BD, já que são, como o nome já diz, meras candidatas a ser chave primária.

As chaves candidatas consistem em atributos ou combinações de atributos que não contêm valores nulos e que servem para identificar unicamente uma tupla – ou seja, têm as mesmas características de uma chave primária. Contudo, elas não foram escolhidas para ser a PK de uma tabela por uma decisão do projeto.

Na tabela Setor do nosso exemplo, poderíamos considerar o atributo “NomeSetor” como chave candidata, já que provavelmente não há dois setores com o mesmo nome em uma empresa. No entanto, como escolhemos a chave substituta idSetor para ser a nossa chave primária, NomeSetor permanece sendo considerada apenas uma chave candidata.

QUESTÃO CERTA: Uma chave candidata é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores distinguem uma linha das demais linhas de uma tabela. Uma das chaves candidatas é escolhida chave primária, sendo que as não escolhidas são denominadas chaves alternativas. Uma chave estrangeira é uma coluna ou uma combinação de colunas cujos valores aparecem em uma tabela e necessariamente aparecem na chave primária de uma outra tabela.

QUESTÃO CERTA: Um conceito usado no modelo relacional é o de atributos chaves. Existem diferentes tipos de chaves que uma tabela em um modelo relacional pode ter. Uma propriedade apresentada por um desses tipos é: uma chave candidata de uma entidade identifica de forma única uma instância da entidade;

QUESTÃO CERTA: A chave candidata, conjunto de um ou mais atributos tomados coletivamente, permite identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades.

QUESTÃO CERTA: Considerando-se bancos de dados relacionais, há os conceitos de chaves candidatas, primárias e estrangeiras, segundo os quais: um conjunto de entidades pode possuir mais de uma chave candidata.

QUESTÃO CERTA: Considerando-se a propriedade da unicidade do conjunto de atributos que compõem uma tabela, é correto afirmar que toda tabela tem pelo menos uma chave candidata.

A restrição de unicidade garante que os dados contidos na coluna, ou no grupo de colunas, é único em relação a todas as outras linhas da tabela.

QUESTÃO ERRADA: Uma chave candidata não pode possuir atributos do tipo literal.

QUESTÃO ERRADA: As chaves candidatas podem ter valores duplicados.

Advertisement

Uma chave candidata é um identificador único que garante que nenhuma tupla será duplicada; isto faz com que seja criado um relacionamento em algo denominado multiconjunto, porque viola a definição básica de um conjunto. Uma chave pode ser composta, isto é, pode ser formada por vários atributos.

QUESTÃO ERRADA: Chave candidata é um atributo especial capaz de identificar uma instância de determinada entidade de maneira única. Assim, durante a modelagem relacional de dados, todas as chaves candidatas nas entidades em análise se tornam chaves primárias dessas entidades.

QUESTÃO CERTA: Em um SGBD, uma chave candidata deve possuir, como propriedade, a: unicidade e a irredutibilidade.

O conceito de unicidade indica que um atributo não pode possuir valores repetidos, como um número de R.G. ou C.P.F. Já o conceito de irredutibilidade diz que um atributo não pode conter valores que possam ser reduzidos e decompostos. Um atributo que armazena o sexo de um funcionário é um exemplo de atributo irredutível, enquanto um atributo que armazena a data de nascimento de um funcionário não é irredutível, uma vez que é possível separar a data de nascimento em dia, mês e ano. Uma chave candidata, de acordo com Date, possui a propriedade unicidade e irredutibilidade.

Irredutibilidade é o conjunto de atributos mínimos que garantam a unicidade. Ela faz com que a chave seja ATÔMICA.

QUESTÃO CERTA: Se e somente se um conjunto de atributos de uma tabela, num determinado momento, possuir ambas as propriedades de unicidade e irredutibilidade, segundo Date, trata-se de uma: chave candidata.

1. Super-Chave – É um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, nos permitem identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades. Em outras palavras, não podem existir duas ou mais linhas da tabela com o (s) mesmo (s) valores de uma Super-Chave.

2. Chave Candidata – São super-chaves de tamanho mínimo, candidatas a serem chaves primárias da relação. Ou seja, atributo ou conjunto de atributos que permitem identificar de forma inequívoca qualquer tupla dessa relação. Este conjunto não pode ser reduzido sem perder qualidade.

3. Chave Primária – São chaves cujo os atributos são usados para identificar as tuplas em uma relação. Geralmente, é escolhida a chave candidata de menor tamanho.

4. Chave Estrangeira – São atributos de uma relação que fazem referência à chave primária de outra relação, ou até mesmo à própria.

Advertisement
Sair da versão mobile