Última Atualização 8 de janeiro de 2021
As áreas de conhecimento em gestão de processos:
01. Gerenciamento de processos de negócio: trata-se dos conhecimentos essenciais de BPM (Business Process Management), tipos de processos, seus componentes, ciclo de vida, etc.
02. Modelagem de processos: são o conjunto chave de habilidades e técnicas para que as pessoas compreendam, formalizem e comuniquem os principais componentes do negócio, fornecendo uma visão geral e definições essenciais das habilidades e técnicas necessárias.
03. Análise de processos: o foco é a compreensão dos processos atuais (“as-is”), incluindo sua eficiência e eficácia face aos seus objetivos.
04. Desenho de processos: essa área diz respeito à criação do novo modelo de processos de negócio (“to-be”), de acordo com os objetivos de negócio e de desempenho dos processos, fornecendo diretrizes para tal. Inclui os papéis, técnicas, princípios e boas práticas para desenho, simulação e padronização de processos, trazendo ainda considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico.
05. Gerenciamento de desempenho de processos: trata do monitoramento formal e planejado da execução de processos e acompanhamento do desempenho.
06. Transformação de processos: trata de diferentes abordagens para melhoria, redesenho, reengenharia e mudança de paradigma sobre os processos da organização.
07. Organização do gerenciamento de processos: trata dos papeis, responsabilidades e estrutura organizacional para prover suporte às organizações orientadas por processos.
08. Gerenciamento corporativo de processos: trata da maximização dos resultados de processos para garantir o alinhamento das estratégias de negócio com o foco do cliente e demais partes interessadas.
09. Tecnologias de BPM: discute tecnologias para apoiar a modelagem, análise, desenho, execução e monitoramento de processos de negócio, incluindo o conjunto de aplicações, pacote, ferramentas de desenvolvimento, infraestrutura tecnológica e armazenamento de dados e informações.
*** 7 e 8 (Perspectiva Organizacional), o restante é Perspectiva do Processo.
QUESTÃO CERTA: O CBOK — um guia de melhores práticas comuns de gerenciamento de processos de negócios — é dividido em nove áreas do conhecimento inter-relacionadas e complementares.