QUESTÃO ERRADA: Trojans ou cavalos de troia são programas capazes de multiplicar-se mediante a infecção de outros programas maiores. Eles não têm o objetivo de controlar o sistema, porém tendem a causar efeitos indesejados. Já os worms causam efeitos altamente destrutivos e irreparáveis. Ao contrário dos trojans, os worms utilizam o email como principal canal de disseminação, mas não possuem a capacidade de produzir cópias de si mesmos ou de algumas de suas partes.
Parte superior do formulário
Os conceitos de worms e trojans estão invertidos, no começo. Os Worms se multiplicam, enquanto os Trojans podem ter efeitos altamente destrutivos. Trojans podem ser enviados por e-mail, mas esse é o ponto forte dos Worms, que, além disso, produzem copias de si mesmo, ou de algumas partes.
QUESTÃO ERRADA: Programas do tipo cavalo de troia, que usam código mal-intencionado autopropagável, podem distribuir-se automaticamente de um computador para outro por meio de conexões de rede.
Parte superior do formulário
A definição da questão se refere a worm (verme). Gabarito errado. Dica: worm a propagação será sempre pelas redes de computadores. Já no caso do vírus, a propagação é através de programas e arquivos.
QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta um tipo de malware capaz de registrar as teclas que são digitadas em uma estação de trabalho, fazer capturas de tela e até mesmo acessar arquivos em drives locais e(ou) compartilhados: cavalo de troia.
QUESTÃO ERRADA: Cavalo de Troia é exemplo de programa que atua na proteção a um computador invadido por hackers, por meio do fechamento de portas, impedindo o controle remoto do sistema.
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA: O Cavalo de Troia, ou Trojan Horse, é um tipo de programa de computador, geralmente enviado por email, que, quando executado, permite que o remetente tenha acesso ao computador infectado, sempre que este estiver conectado à rede.
Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA: Trojans ou cavalos de Troia são programas introduzidos de diversas maneiras em um computador com o objetivo de controlar o seu sistema.
Cavalo de Tróia (ou Trojan) tem como objetivo manter-se ocultos enquanto baixam e instalam ameaças mais robustas em computadores e laptops. Ao contrário dos vírus e worms, os Cavalosde Tróia não se propagam sozinhos, podem vir em arquivos de música, mensagens de e-mail, escondidos em downloads e sites maliciosos, que se aproveitam de vulnerabilidades do navegador utilizado para instalar a praga no aparelho. É instalado como se fosse um software original, mas que na verdade, instala uma série de vírus diferentes na máquina do usuário. Esse tipo de infecção pode fazer com que o PC trave diversas vezes, permite que um criminoso possa controlar seu computador e roubar dados, além de modificar arquivos de sistema
Parte superior do formulário
QUESTÃO CERTA: Cavalo de troia é um tipo de programa que se instala sem conhecimento do usuário. Por meio desse programa, o invasor pode ter acesso a arquivos do computador e copiá-los, além de poder formatar o disco rígido.
Parte superior do formulário
Espécies:
Trojan Downloader: instala outros códigos maliciosos, obtidos de sites na Internet.
Trojan Dropper: instala outros códigos maliciosos, embutidos no próprio código do trojan.
Trojan Backdoor: inclui backdoors, possibilitando o acesso remoto do atacante ao computador.
Trojan DoS: instala ferramentas de negação de serviço e as utiliza para desferir ataques.
Trojan Destrutivo: altera/apaga arquivos e diretórios, formata o disco rígido e pode deixar o computador fora de operação.
Trojan Clicker: redireciona a navegação do usuário para sites específicos, com o objetivo de aumentar a quantidade de acessos a estes sites ou apresentar propagandas.
Trojan Proxy: instala um servidor de proxy, possibilitando que o computador seja utilizado para
navegacao anônima e para envio de spam.
Trojan Spy: instala programas spyware e os utiliza para coletar informações sensíveis, como senhas
e números de cartão de crédito, e enviá-las ao atacante.
Trojan Banker ou Bancos: coleta dados bancários do usuário, através da instalação de programas
spyware que são ativados quando sites de Internet Bankings não acessados.