QUESTÃO CERTA: O processo decisório é complexo e depende das características pessoais do tomador de decisões.
O processo decisório é complexo e depende tanto das características individuais do tomador de decisões quanto da situação em que está envolvido e da maneira como percebe a situação. O processo decisório envolve uma sequência de sete fases que se sucederão:
Definição e diagnóstico do problema: compreende o levantamento de dados e fatos a respeito do problema.
Definição dos objetivos: estabelecer quais dão os objetivos que se pretende alcançar com a tomada de decisão.
Procura de soluções alternativas ou de cursos de ação: uma vez identificado o problema real, deve-se procurar as soluções mais adequadas para resolvê-lo.
Análise e comparação dessas alternativas de solução: nesta etapa, devem-se verificar as vantagens e desvantagens de cada curso de ação sugerido, comparando-os e fazendo uma avaliação de custo/benefício a fim de verificar quais as consequências futuras mais promissoras de cada curso de ação alternativo.
Escolha da melhor alternativa como plano de ação: a racionalidade é o elemento básico desta etapa. Deve-se levar em consideração que as alternativas encontradas serão satisfatórias e não ótimas.
Implementação da alternativa escolhida: esta etapa compreende o uso de habilidades gerenciais, administrativas e de persuasão para assegurar que a alternativa escolhida seja colocada em prática.
Avaliação e feedback: o feedback é importante porque o processo de tomada de decisão é contínuo, fornecendo ao tomados de decisões informações que podem precipitar um novo ciclo de decisões, buscando minimizar o risco.
QUESTÃO ERRADA: O processo decisório é linear.
Está incorreta, pois o processo decisório dentro do contexto organizacional deve ser sistêmico, e não linear.
QUESTÃO CERTA: O processo decisório depende do contexto específico de cada situação.