Olá, caderneiros. Aqui vai mais uma dica quentíssima, em se tratando de amostragem – vamos falar das características da amostragem estatística. Então, vamos começar pelo que diz a norma NBC TA 530:
Amostragem estatística é a abordagem à amostragem com as seguintes características:
(a) seleção aleatória dos itens da amostra; e
(b) o uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.
Simplificando: amostragem estatística é uma das abordagens / espécies de amostragem cujas características são seleção aleatória dos itens, isto é, sem preferência, predileção (ao acaso – como no sorteio do bingo) e utilização da teoria das probabilidades (uma teoria do campo da estatística – do contrário a abordagem / espécie que estamos estudando no momento não teria o nome de ‘amostragem estatística’). Você pode aprender mais sobre a teoria das probabilidades [clicando aqui].
Segue uma bateria de questões da CEBRASPE que versam sobre esse tema:
QUESTÃO CERTA: A seleção aleatória dos itens da amostra pode ser considerada amostragem estatística.
Perfeito, é uma característica da amostragem de abordagem estatística, como vimos.
QUESTÃO CERTA: De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, são características da amostragem estatística: a seleção aleatória dos itens e o uso da teoria das probabilidades.
Perfeito, quem estudou essa parte da norma matou a pau.
QUESTÃO ERRADA: O uso da teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem, não pode ser considerado amostragem estatística.
Negativo! Tem tudo a ver com amostragem estatística!
QUESTÃO CERTA: Em relação à amostragem estatística, assinale a afirmativa correta: Usa a teoria das probabilidades para avaliar os resultados das amostras, incluindo a mensuração do risco de amostragem.
Portanto, é importante ficar esperto com esse detalhe para você não cometer nenhum vacilo, por exemplo, em uma prova para concurso.
Para completar essa dica, trago mais um aspecto atrelado à norma NBC T 11.11:
11.11.1.4. Amostragem estatística é aquela em que a amostra é selecionada cientificamente com a finalidade de que os resultados obtidos possam ser estendidos ao conjunto de acordo com a teoria da probabilidade ou as regras estatísticas. O emprego de amostragem estatística é recomendável quando os itens da população apresentam características homogêneas.
Como já é esperado, a palavra ‘homogêneas’ é frequentemente trocada por ‘heterogêneas’. Veja um exemplo de pegadinha da CEBRASPE – questão de de 2010 (cobrada para a especialidade Contabilidade – do TRE-BA):
QUESTÃO ERRADA: É recomendável o emprego da amostragem estatística quando os itens da população apresentarem características heterogêneas.
Negativo! Características homogêneas!
Curtiu as dicas? Compartilhe com os seus amigos! Até a próxima, caderneiro!