BUROCRACIA:
- CARACTERÍSTICAS:
- Caráter legal das normas;
- Caráter formal das comunicações;
- Divisão do trabalho;
- Impessoalidade do relacionamento;
- Hierarquização da autoridade;
- Rotinas e procedimentos;
- Competência técnica e mérito;(meritocracia )
- Especialização da administração;
- Profissionalização;
- Previsibilidade no funcionamento.
DISFUNÇÕES:
- Internalização das normas e exagerado apego aos regulamentos;
- Excesso de formalismo e papelório;
- Resistência a mudanças;
- Despersonalização do relacionamento;
- Categorização do processo decisório;
- Superconformidade às rotinas e procedimentos;
- Exibição de sinais de autoridade;
- Dificuldades com clientes;
- Consequência indesejável: imprevisibilidade do funcionamento.
QUESTÃO ERRADA: Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar as estruturas burocratizadas e flexíveis da gestão pública em estruturas empreendedoras.
CEBRASPE (2020):
QUESTÃO ERRADA: A profissionalização do serviço público deve ser fundamentada na rigidez típica das carreiras burocráticas.
“É preciso garantir a profissionalização sem a correspondente rigidez da burocracia.”
Fonte: PDRAE, pág. 40.
QUESTÃO CERTA: Em relação às características básicas que traduzem o caráter racional da burocracia, é correto afirmar que esta é constituída por sistemas sociais formais, impessoais e dirigidos por administradores profissionais, que tendem a controlá-los cada vez mais completamente.
FGV (2021)
QUESTÃO CERTA: É possível identificar três modelos na administração pública brasileira: patrimonialista, burocrático e gerencial. A ideia de profissionalização, carreiras estruturadas, hierarquia funcional e impessoalidade são características do (s) modelo (s): burocrático.