Capital humano, intelectual e ativos intangíveis

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Última Atualização 8 de janeiro de 2021

QUESTÃO CERTA: Quanto ao “rol” de termos aplicáveis à Gestão do Conhecimento, é correto o que consta em Capital intelectual, Ativos intangíveis, Capital humano.

É nesse contexto que o conhecimento, ou melhor, que a gestão do conhecimento (KM, do inglês Knowledge Management) se transforma em um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. Não é de hoje que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. No entanto, apenas “saber muito” sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização.

É quando aliado à sua gestão que ele faz diferença. A criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Termos como “capital intelectual”

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, “capital humano“, “capacidade inovadora”, “ativos intangíveis” ou “inteligência empresarial” já fazem parte do dia-a-dia de muitos executivos.

Gestão do conhecimento é um processo corporativo, focado na estratégia empresarial e que envolve:

1. A gestão das competências;

2. A gestão do capital intelectual – capital intangível;

3. A aprendizagem organizacional;

4. A inteligência empresarial;

5. E a educação corporativa.