Última Atualização 13 de janeiro de 2021
QUESTÃO CERTA: No regime de câmbio fixo, o aumento nos salários nominais reduz o produto de equilíbrio.
QUESTÃO CERTA No regime de câmbio fixo, elevações nos salários nominais reduzem as exportações líquidas.
QUESTÃO ERRADA: Adotando o regime de câmbio flutuante, o Banco Central do Brasil expande ou contrai a base monetária por intermédio da compra ou venda de reservas internacionais, impondo disciplina à condução da política econômica. Essa passividade da política monetária fará que, no longo prazo, a taxa de expansão monetária do país com câmbio flutuante seja igual à taxa de expansão monetária do país ao qual a moeda está atrelada na flutuação.
No regime de câmbio fixo o Banco Central expande (contrai) a base monetária através da compra (venda) das reservas internacionais. Neste tipo de regime a política monetária é passiva, pois o banco central não pode tentar, de maneira sistemática, conduzir operações de mercado aberto, para fixar a taxa de juros.
QUESTÃO ERRADA: Em uma economia aberta, com câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais, a política monetária é passiva.
Ela é passiva apenas se o câmbio for fixo
FIFI – MOMO
Quando o câmbio é fixo, a política Fiscal é eficaz.
Quando o câmbio é móvel (flutuante), a política Monetária é eficaz.
QUESTÃO ERRADA: O câmbio é fixo e determinado pelo Fundo Monetário Internacional.
A política cambial inclui a escolha, pelo governo, da forma como é estabelecida e determinada a taxa de câmbio oficial, ou seja, se a taxa de câmbio é fixada pelo governo ou livremente pelo mercado. O regime de câmbio fixo é aquele em que o Governo se compromete (oficialmente) com uma determinada taxa de paridade.