QUESTÃO CERTA: O termo Big Data Analytics refere-se aos poderosos softwares que tratam dados estruturados e não estruturados para transformá-los em informações úteis às organizações, permitindo-lhes analisar dados, como registros de call center, postagens de redes sociais, de blogs, dados de CRM e demonstrativos de resultados.
QUESTÃO ERRADA: As soluções de big data focalizam dados que já existem, descartam dados não estruturados e disponibilizam os dados estruturados.
O “Big data” nada mais é que o fato de as organizações praticarem o ato de coletar e armazenar grandes quantidades de informações para análises eventuais. A importância do “big data” não gira em torno da quantidade de dados disponíveis para você, mas do que você faz com esses dados. Você pode obter dados de várias fontes e analisá-los para encontrar respostas que permitem
1) reduzir custos;
2) economizar tempo;
3) desenvolver novos produtos e otimizar ofertas;
4) tomar decisões mais inteligentes.
Esses dados podem ser tanto estruturados quanto não-estruturados, por isso a assertiva é falsa.
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.
Dados Estruturados: são aqueles que possuem uma estrutura determinada, com categorias, e definições, como localização, vendas e informações sobre o perfil de clientes, contatos entre outros.
Dados não estruturados: são dados de mídias sociais, como YouTube, Facebook, portais de notícias etc. Nesse caso, para se trabalhar com dados não estruturados é necessária a intervenção humana.