Caderno de Prova

Benefício econômico não provável

QUESTÃO CERTA: Caso uma entrada de benefício econômico não seja provável, nenhum ativo deverá ser reconhecido ou divulgado.

São caracterizados em situações nas quais, como resultado de eventos passados, há um ativo possível cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais eventos futuros incertos não totalmente sob controle da entidade:

A entrada não é provável: nenhum ativo é reconhecido (item 31).

QUESTÃO CERTA: Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando: For provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade

QUESTÃO CERTA: Caso uma empresa realize gastos para a aquisição de um bem, em que se espera que os benefícios econômicos ocorram somente ao longo do período corrente, então essa transação deverá ser reconhecida como despesa na demonstração do resultado.

Reconhecimento de ativos

4.45 um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na demonstração de resultado. […]

Segundo a Estrutura Conceitual (CPC 00), uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando um gasto não produz benefícios econômicos futuros ou quando, e na extensão em que os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço patrimonial como um ativo.

Advertisement

Nesse sentido, no caso apresentado na questão, como se espera que os benefícios econômicos ocorram somente ao longo do período corrente, ou seja, não está caracterizada a produção de benefícios econômicos futuros desses gastos. Logo, essa transação deverá ser reconhecida como despesa na DRE.

QUESTÃO CERTA: O benefício econômico futuro de um componente patrimonial é o pressuposto primordial para que esse componente seja contabilizado como ativo.

Reconhecimento de ativos 4.44. Um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade.

FONTE. CPC 00

Advertisement
Sair da versão mobile