QUESTÃO CERTA: Se um bem produzido em 2014 foi vendido em 2015, esse bem entra no cálculo do PIB do ano em que foi produzido.
Exemplo numérico para facilitar o entendimento:
Em 2014 é produzido o bem X, cujo valor é 100$. Não é vendido, entretanto esse valor é levado aos estoques do ano de 2014. Em 2015 ele será vendido, porém terá como contrapartida uma diminuição do estoque.
2014
Estoques: +100
2015
Estoques: -100
Produtos finais: +100
QUESTÃO ERRADA: Bem produzido, mas não vendido, só entra no cálculo do produto interno bruto no ano de sua venda ou comercialização.
Incorreta: E se uma empresa não consegue vender os bens produzidos? Se o bem não estragar (tipo um pão ou outro perecível), a conta considera que o estoque é “comprado” pela própria empresa e quando ele for vendido de “verdade” esse valor não entrará novamente no PIB. (MANKIW, MACROECONOMIA, 2016, p.17).
QUESTÃO ERRADA: A produção agropecuária com ciclo de produção de trinta e seis meses é computada no cálculo do produto interno bruto (PIB) apenas no momento do abate dos animais.
Objetivo do PIB: Medir a atividade econômica e o nível de riqueza de uma região. Quanto mais se produz, mais se está consumindo, investindo e vendendo.
O QUE ENTRA NA CONTA?
-
Bens e produtos finais
-
Serviços
-
Investimentos – Os gastos que as empresas fazem para aumentar a produção no futuro
-
Gastos do governo