QUESTÃO ERRADA: O aumento da base monetária é considerado uma boa fonte de recursos para financiamento do déficit público porque aumenta a liquidez da economia sem provocar pressões inflacionárias.
Aumento da base monetária = emissão monetária. A questão está errada. Quanto maior a taxa de crescimento do estoque de moeda da economia, maior tende a ser a taxa de inflação.
QUESTÃO ERRADA: Para se determinar a taxa de juros no mercado monetário em equilíbrio, é essencial observar o conceito de base monetária, que corresponde ao somatório do montante de papel moeda em circulação com o montante dos encaixes bancários.
O erro da questão está em afirmar que a taxa de juros é calculada pela base monetária. Taxa de juros, taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação de Custódia), é calculada pela média ponderada de todas as operações financeiras relacionadas aos títulos do Tesouro Nacional.
Base Monetária é o total de dinheiro na economia, na forma de moeda em circulação e do total de reservas bancárias dos bancos no BC. A base monetária não deve ser confundida com oferta de moeda, que é o total de ativos monetários disponíveis na economia num determinado momento.
QUESTÃO ERRADA: A base monetária se expande quando, por exemplo, há ampliação das reservas internacionais e venda de títulos públicos pelo Banco Central.
Venda de títulos públicos: BCB entrega títulos ➡ Recebe $$$ (Política monetária restritiva) / reduz PMPP
De fato, quando há ampliação das reservas internacionais, ocorre expansão da base monetária (o governo compra dólares da economia, injetando reais em circulação). Contudo, quando o BACEN vende títulos públicos, ele retira reais de circulação, retraindo a base monetária.
QUESTÃO ERRADA: A expansão de meios de pagamento é realizada exclusivamente pela autoridade monetária, uma vez que depende da impressão de mais papel-moeda.
Ela está tentando confundir os conceitos de meio de pagamento e base monetária. A autoridade monetária, o BACEN, é o único responsável por aumentar a BASE MONETÁRIA. A expansão também é realizada p or pelos bancos comerciais
A quantidade de moeda (Meios de Pagamento) na economia é maior que a base monetária, pois o Banco Central não é a única instituição responsável pela criação de moeda na economia, os bancos comerciais também o fazem.
Como os bancos sabem que nem todos os clientes desejam sacar ao mesmo tempo seus depósitos, criam moeda escritural em uma quantidade superior às reservas que possuem. Consequentemente, os meios de pagamento tornam-se um múltiplo da base monetária, como destacado a seguir:
Não precisa imprimir mais papel-moeda, atualmente a expansão monetária se dá simplesmente por meio de dígitos eletrônicos. Dinheiro surgindo do nada e dá-lhe inflação.
QUESTÃO CERTA: Se a parcela dos meios de pagamentos que os agentes mantêm como depósitos à vista aumentar e se a proporção de reservas bancárias em relação ao depósito à vista diminuir, então o multiplicador da base monetária aumentará.
Explicação: a formula de cálculo é M=1/R, sendo M= multiplicador e R= encaixe do banco. O texto diz o seguinte:
Se a parcela dos meios de pagamentos que os agentes mantêm como depósitos à vista (encaixe bancário) aumentar e se a proporção de reservas bancárias em relação ao depósito à vista diminuir (taxa do compulsório), então o multiplicador da base monetária aumentará. (M).
A afirmação diz que se os depósitos aumentarem e a taxa de compulsório diminuir o multiplicador irá aumentar, algo que é necessariamente verdade
obs.: o encaixe bancário é também visto como inverso do compulsório.
M1 = PMPP + DV
BM = PMPP + R
K = M1/BM