QUESTÃO CERTA:
-
CPF
-
NOME
-
DATA DE NASCIMENTO
-
NOME DO PAI
-
NOME DA MAE
-
TELEFONE
-
CEP
-
NUMERO
As informações anteriormente apresentadas correspondem aos campos de uma tabela de um banco de dados, a qual é acessada por mais de um sistema de informação e também por outras tabelas. Esses dados são utilizados para simples cadastros, desde a consulta até sua alteração, e também para prevenção à fraude, por meio de verificação dos dados da tabela e de outros dados em diferentes bases de dados ou outros meios de informação. Considerando essas informações, julgue o item que segue. A referida tabela faz parte de um banco de dados relacional.
Um banco de dados relacional é um banco de dados que modela os dados de uma forma que eles sejam percebidos pelo usuário como tabelas, ou mais formalmente relações.
O termo é aplicado aos próprios dados, quando organizados dessa forma, ou a um Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR).
Definição: Um banco de dados relacional é um banco de dados que modela os dados de uma forma que eles sejam percebidos pelo usuário como tabelas, ou mais formalmente relações.
QUESTÃO CERTA: Banco de dados relacional é um conceito abstrato que define maneiras de armazenas, manipular e recuperar dados estruturados unicamente na forma de tabelas.
QUESTÃO ERRADA: No processo de implementação de um banco de dados relacional, a construção do modelo conceitual de dados deve ser feita utilizando-se o modelo entidade-relacionamento. Contudo, na implementação de bancos de dados não relacionais, não se pode utilizar esse modelo.
O Modelo conceitual é independente de implementação de SGBD e paradigma (modelo do SGBD). Logo, ele pode ser origem para qualquer tipo de implementação do modelo lógico.
QUESTÃO CERTA: Em um banco de dados estruturado de acordo com o modelo relacional, todos os elementos dos dados são colocados em tabelas bidimensionais, organizados em linhas e colunas, o que simplifica o acesso e a manipulação dos dados. Operações matematicamente conhecidas como de produto cartesiano, de seleção e de projeção também apoiam a manipulação de dados aderentes ao modelo relacional.
QUESTÃO CERTA: Em um banco de dados relacional, os dados são armazenados em tabelas; e as tabelas, organizadas em colunas.
Para ficar mais completa a questão deveria ficar assim: “Em um banco de dados relacional, os dados são armazenados em tabelas; e as tabelas, organizadas em colunas e linhas.” Entretanto, do jeito que está não está errado.
Tabela = relação
Tupla = linha
QUESTÃO ERRADA: No modelo relacional de dados, uma tabela é um conjunto ordenado de campos.
QUESTÃO ERRADA: Em uma relação, os nomes das colunas são únicos, as linhas são distintas entre si, e a ordem da disposição das linhas e colunas é irrelevante para o banco de dados.
O modelo relacional representa o banco de dados como uma coleção de relações. Nessa relação, ou tabela, cada linha representa uma coleção de valores de dados relacionados. Uma linha representa um fato normalmente ligado a uma entidade ou a um relacionamento. Na terminologia formal do modelo relacional, uma linha é chamada de tupla, um cabeçalho da coluna de atributo e a tabela de relação. O conjunto de dados que pode aparecer em cada coluna é chamado de domínio.
Adicionalmente, os bancos relacionais suportam operações de:
a) seleção, projeção (operações unárias); e
b) junção, união, intersecção, diferença de conjunto e produto cartesiano (operações binárias).
QUESTÃO CERTA: A opção que corresponde ao tipo de restrição de integridade expressa no próprio diagrama de entidades e relacionamentos no modelo relacional é a cardialidade.
Uma das principais funções de cardinalidade, é manter a integridade do banco de dados, em associação com as regras de negócio, não permitindo que essas regras sejam quebradas causando anomalias no SGBD, dados repetidos ou fora de normalização. Essas associações são ligadas através de chaves (chave estrangeira e chave primária) que são registro de indexação que não se repetem e que podem ser usadas como um índice para os demais campos da tabela do banco de dados. Em chaves primárias, não pode haver valores nulos nem repetição.
QUESTÃO CERTA: Na modelagem de um banco de dados relacional, considere um conjunto de relacionamentos entre dois conjuntos de entidades A e B. Nesse caso, é necessário especificar, para uma entidade do conjunto A, o número de entidades do conjunto B ao qual essa entidade do conjunto A poderá estar relacionada, e vice-versa. Esse tipo de especificação é denominada: cardinalidade de mapeamento.
Classificação dos Relacionamentos:
Quanto ao grau que representa o número de entidades que participam desse relacionamento.
Quanto à razão de cardinalidade: 1:N, N:N, 1:1. = Função: manter a integridade do banco de dados.
· Relacionamento vários-para-vários (N:N): quando um registro da Tabela A relacionar a vários registros da Tabela B, assim como vários registros da Tabela A relacionar a um registro da Tabela B. indica a criação de uma Tabela Associativa.
· Relacionamento um-para-vários (1:N): apenas quando um registro da Tabela A relacionar a vários registros da Tabela B, ou apenas quando registros itens da Tabela A relacionar a um registro da Tabela B.
· Relacionamento um-para-um (1:1) – Cardinalidade binária: será usado nos casos onde o registro de uma tabela só poderá ter uma associação com um registro de outra tabela.
QUESTÃO CERTA: Os bancos de dados relacionais são constituídos de três componentes: uma coleção de estrutura de dados (relações ou tabelas), uma coleção de operadores (linguagem SQL) e uma coleção de restrições de integridade (conjunto consistente de estados de base de dados e de alterações de estados).
O modelo relacional é constantemente descrito como tendo os três aspectos a seguir:
– Aspecto estrutural (tabelas)
– Aspecto de integridade (restrições de integridade)
– Aspecto manipulador (Linguagem SQL)
QUESTÃO CERTA: O modelo relacional representa um conjunto de relações. Sendo que uma relação poder denotar tanto um relacionamento (entre duas tabelas) quanto uma entidade (uma tabela).
QUESTÃO CERTA: Sobre o modelo relacional podemos afirmar que é um modelo de implementação de banco de dados em que os dados são armazenados em tabelas, sendo que as linhas representam fatos armazenados e as colunas representam os atributos da tabela.
QUESTÃO CERTA: Um banco de dados do tipo relacional é aquele composto por um conjunto de relações conhecidas como tabelas.
QUESTÃO ERRADA: As entidades são utilizadas unicamente para efetuar o mapeamento das cardinalidades.
A cardinalidade para um relacionamento binário especifica o número máximo de instâncias de um relacionamento em que uma entidade pode participar. Deste modo é a cardinalidade que serve às entidades e não o contrário.
QUESTÃO CERTA: Uma estrutura importante de um banco de dados relacional é o dicionário de dados, que: deve conter o nome das tabelas presentes no banco de dados.
Um dicionário de dados (do inglês data dictionary) é uma coleção de metadados que contêm definições e representações de elementos de dados.
A definição ou informação descritiva do banco de dados também é armazenada pelo SGBD na forma de um catálogo ou dicionário, chamado metadados. Descreve a estrutura do banco de dados.
QUESTÃO ERRADA: O dicionário de dados é considerado um subconjunto das funções de um catálogo de sistema.
DICIONÁRIO DE DADOS (Metadados) –> contém –> CATÁLOGO (ESQUEMAS)
QUESTÃO CERTA: São componentes ou recursos contidos no dicionário de dados do SGBD: esquemas, mapeamentos, restrições de segurança e restrições de integridade.
Os processos de transformação de requisições e os resultados entre os níveis são chamados de mapeamentos. Esses mapeamentos podem ser demorados, de modo que alguns SGBDS – especialmente aqueles que servem para dar suporte a pequenos bancos de dados – não suportam visões externas. Porém, mesmo em tais sistemas, certa quantidade de mapeamento é necessária para transformar solicitações entre os níveis conceitual e interno.
QUESTÃO CERTA: Em bancos de dados relacionais, as tabelas que compartilham um elemento de dado em comum podem ser combinadas para apresentar dados solicitados pelos usuários.
Dentro do contexto de bancos de dados relacionais, é possível usar as operações de junção. Essas operações utilizam atributos que operam sobre o mesmo domínio presentes em cada uma das tabelas. Esses atributos são utilizados para juntar ou relacionar uma tabela com a outra, sempre que tivermos os mesmos valores em ambas as tabelas.Parte superior do formulário
QUESTÃO ERRADA: Em um projeto de banco de dados relacional, não é possível representar um autorrelacionamento do tipo N:N.
Gaba: ERRADO
No modelo relacional, podemos ter os seguintes níveis de relacionamento: 1: N, N:N, 1:1.
1: N = 1 matriz (empresa) possui várias filiais, e várias filiais possui apenas 1 matriz (empresa)
N: N = vários autores escrevem vários livros, e vários livros são escritos por vários autores
1:1 = 1 pessoa é casada com 1 pessoa
Os auto relacionamentos são na verdade uma forma de representarmos relações de hierarquia entre ocorrências de uma mesma entidade.
Por exemplo, vamos considerar uma entidade EMPREGADO sendo que no modelo conceitual devemos representar o conceito de que um empregado possui um gerente. Ou seja, existe um relacionamento entre as ocorrências da entidade EMPREGADO que estabelece que um empregado é gerente de outro empregado.