Última Atualização 25 de janeiro de 2021
QUESTÃO ERRADA: A conta única do Tesouro Nacional é mantida no Banco do Brasil e a sua operacionalização é efetuada por meio de documentos registrados no Banco Central do Brasil.
ERRADO. Inverteu, é mantida no BC e como agente financeiro que operacionaliza é o BB.
QUESTÃO ERRADA: A Conta Única do Tesouro Nacional, mantida no Banco do Brasil, tem por finalidade acolher as disponibilidades financeiras da União a serem movimentadas pelas unidades gestoras da administração pública federal, sendo operacionalizada por meio de ordem bancária, para pagamento dos credores da União.
Conta Única do Tesouro Nacional
A Conta Única, em obediência ao art. 164 da CF/1988, é mantida junto ao Banco Central do Brasil e destina-se a acolher as disponibilidades financeiras da União. Conta Única é a conta que abriga as disponibilidades de caixa da União, e que concretiza o princípio da unidade de Tesouraria (unidade de caixa).
A Conta Única do Tesouro Nacional é mantida no Banco Central do Brasil, administrada pela Secretaria do Tesouro Nacional, e tem como agente financeiro o Banco do Brasil, mas tanto o Bacen quanto a STN e o Banco do Brasil operacionalizam a Conta Única.
QUESTÃO ERRADA: A Conta Única, administrada pela Secretaria do Tesouro Nacional, é mantida junto ao Banco do Brasil S.A.
Conta Única do Tesouro Nacional é mantida no Banco Central do Brasil. O Banco do Brasil exerce a função de agente financeiro do Tesouro. A conta única do Tesouro Nacional é administrada pela Secretária do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central e operacionalizada pelo Banco do Brasil.
QUESTÃO CERTA: Princípio da Unidade de Caixa (ou de tesouraria) respalda a Conta Única do Tesouro, a qual é mantida junto ao Banco Central do Brasil e operacionalizada pelo Banco do Brasil.