Balanço de pagamento é o resumo contábil das transações econômicas do país com o resto do mundo. Quem faz esse registro desde 2001 é o Banco Central do Brasil e se dá por meio do método das partidas dobradas.
A Balança de Pagamentos de um determinado país consiste num mapa onde são registrados todos os fluxos financeiros relativos a todas as transações desse país com o resto do mundo durante um determinado período de tempo (geralmente um ano).
-
No Brasil, o Balanço de Pagamentos é elaborado pelo Banco Central, com base no registro das transações efetuadas por residentes e não residentes.
-
Na contabilização desses registros, adotamos a regra das partidas dobradas:
-
Toda transação que cria um direito constitui um crédito
-
Toda transação que cria uma obrigação constitui um débito.
-
De modo geral, podemos considerar que toda entrada de divisas corresponde a um crédito e toda saída a um débito.
A. Balança de Transações Correntes
A.1 Balança Comercial:
Exportações
Importações
A.2 Balança de Serviços:
Transportes, Fretes e Seguros (FOB)
Viagens Internacionais e Turismo (brasileiros gastam lá fora ou estrangeiros aqui)
Rendas de Capital (Lucros e Juros remessa para exterior ou para o Brasil)
A.3 Transfer. Unilaterais (doação para outros países s/ contrapartida: bolsas de estudo)
B. Movimentos de Capitais Autônomos
Investimentos e reinvestimentos
Empréstimos e refinanciamentos (CP, MP, LP)
Amortizações
Capitais de Curto Prazo (capital especulativo)
C. Erros e Omissões (até 5% das importações e exportações)
D. Movimentos de Capitais Compensatórios (parte que irá compensar saldos negativos ou contrabalancear saldo positivos do balanço de pagamentos)
Variações de reservas
Operações de Regularização (empréstimos ao FMI, BID e BIRD)
Atrasos comerciais
SBP = A + B + C ou SBP = – D
QUESTÃO CERTA: O saldo do Balanço de Pagamentos representa a variação das reservas internacionais do país.
O saldo do BP representa a variação de reservas dado que afeta diretamente a conta de capitais compensatórios (BP=-Kc) – esta sendo composta por:
– Conta de Caixa;
1) Haveres
2) Ouro Monetário
3) DES (Direito Especial de Saque)
4) Reserva no FMI
– Empréstimos de Regularização
– Atrasados
QUESTÃO ERRADA: O balanço de pagamentos é o registro sistemático das transações econômicas realizadas em um período de tempo entre residentes e não residentes de um país. A definição de residente refere-se aos nacionais, pessoa física ou jurídica, e desconsidera os imigrantes e as filiais de empresas estrangeiras.
O Produto Interno Bruto (PIB) consiste no somatório de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território nacional num dado período, valorizados a preços de mercado, sem levar em consideração se os fatores de produção são de propriedade de residentes ou não A distinção entre residente e não residente está, genericamente, em consonância com a definição de residente preconizada pelo Fundo Monetário Internacional que é também a adotada no Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais de 1995.
Consideram-se residentes num determinado País as unidades institucionais que tenham um centro de interesse económico no território económico desse País.
Estas unidades, chamadas unidades residentes, podem ter ou não a nacionalidade desse País, podem possuir ou não personalidade jurídica e podem estar ou não presentes no território económico desse País no momento em que efetuam uma operação.
QUESTÃO ERRADA: A conta denominada serviços do balanço de pagamento é composta pelo valor líquido das receitas e despesas de modalidades de serviços, como transporte, viagens internacionais, seguros, royalties, investimento direto, investimento em carteira, entre outras.
Balanço de pagamentos:
A. Transações correntes:
i. Balança comercial:
ii. Balança de serviços: Transportes, Viagens internacionais, Seguros
iii. Balança de rendas: renda recebida e enviada do exterior. São juros, lucros e salários. Além disso, entram aqui as transferências unilaterais, sem contrapartida produtiva – doações, por exemplo.
B. Conta capital: Registra transferência de propriedade de ativos não financeiros e não produzidos. Por exemplo, transferências de patrimônio por migrantes entre países.
C. Conta financeira:
i. Investimento estrangeiro direto: investimento para abrir uma fábrica, uma indústria que estrangeiros trazem de fora. Há envio e recebimento de IED.
ii. Empréstimos: Quando o governo recebe o empréstimo, é registrado aqui. MAS OS JUROS FICAM REGISTRADO NAS TRANSAÇÕES CORRENTES.
iii. Capital especulativo ou investimento em carteira.
Portanto, investimento direto e investimento em carteira não entram na balança de serviços.