Balanced Scorecard (BSC) e Processos Internos

0
414

Última Atualização 9 de fevereiro de 2022

CEBRASPE (2021):

QUESTÃO CERTA: Assinale a opção que apresenta a perspectiva do balanced scorecard que se constitui tanto de processos finalísticos ou operacionais com impactos diretos nos resultados financeiros e na satisfação dos clientes quanto de processos de suporte para a realização das demais atividades: perspectiva dos processos internos.

QUESTÃO CERTA: A empresa Fusão e Incorporação-F&I está implantando uma ferramenta de gestão, por indicadores, e começou por uma das dimensões dessa ferramenta. O diagnóstico dessa dimensão iniciou-se na F&I avaliando as reclamações nos sites de proteção dos direitos dos consumidores, bem como nas redes sociais. A ferramenta de gestão por indicadores, bem como a dimensão escolhida, são, respectivamente: Balanced Scorecard-BSC; dos Processos Internos.

QUESTÃO ERRADA: Objetivos estratégicos que visem ao desenvolvimento de novos processos de trabalho em busca de inovação no atendimento integram a perspectiva aprendizado e crescimento, de acordo com a metodologia BSC.

“Desenvolvimento de novos processos de trabalho” – corresponde à perspectiva dos processos internos.

QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard − BSC é um conhecido modelo de gestão estratégica e avaliação de desempenho organizacional que apresenta, entre suas características: equilíbrio entre diversas perspectivas, incluindo a dos processos internos.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO CERTA: Conforme a metodologia BSC (balanced scorecard), classifica-se na perspectiva de processos internos o órgão público que define a estruturação dos processos de gestão como um dos seus objetivos estratégicos.

CEBRASPE (2020):

QUESTÃO ERRADA: Pela metodologia BSC (balanced scorecard), um objetivo estratégico que vise à expansão de receitas e ao aumento de valor para os clientes deve ser devidamente classificado na perspectiva interna do mapa estratégico.

ERRO da questão foi em falar que: …na perspectiva interna…, pois quando fala em aumento de valor para os clientes, entende-se que é na perspectiva do cliente (e não interna).

FGV (2021)

QUESTÃO CERTA: O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão que busca descrever e traduzir a estratégia da organização por meio de diferentes perspectivas, integradas e relacionadas. Sobre o Balanced Scorecard, é correto afirmar que: considera que a melhoria dos processos internos é necessária para uma melhor entrega de valor ao cliente.